domingo, 30 de novembro de 2008

Sertão revive na aldeia global

Municípios do Interior vivem um tipo de renascimento ao colocarem na internet a riqueza da zona rural.
“Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro”. A frase do teórico da comunicação Marshall McLuhan não seria tão óbvia se não tivesse sido proferida há mais de 30 anos, quando computador e internet eram sonho distante de aproximação entre as pessoas, que dirá dos lugares mais ermos e pobres aparentemente esquecidos pela tecnologia.
No século XXI, nenhuma revolução será só televisionada, mas também postada em blogs e “filmada” para todo mundo ver no “you tube”.
No Interior do Ceará, a internet chega como uma grande onda. Inúmeros blogs, cyber cafés, lan houses e até mesmo produção audiovisual para postagem em sites vira fonte de renda, é feita por pessoas que nem ao menos tiveram curso de computação, mas já se conectam ao mundo. É o tal fenômeno da aldeia global de McLuhan, em outras palavras uma verdadeira “parabólica fincada na lama”.
Logo de manhã cedo, Maurício Mendes, 18 anos, morador da zona rural de Tabuleiro do Norte, lê as principais notícias do Brasil e do mundo. Tudo por apenas R$ 1,50, assim que o cyber café da comunidade abre, às 7h30. Diz que antes da internet não lia tanto. Está indeciso para o vestibular no fim de 2009, e em Uberaba (MG), têm um amigo que está sabendo disso. No local onde Maurício acessa, são quatro computadores conectados à internet. É a nova fonte de renda de seu Antônio, que antes trabalhou em empresa, depois montou um “barilanche” – bar e lanchonete. Agora o seu grande negócio é lan house.
Quem não só lê como escreve conteúdo para a internet é o radialista Renato Guimarães, de Limoeiro do Norte. Em seu blog “oradionovale.blogspot.com” coloca, diariamente, informações sobre a área profissional que abraçou com paixão. “Vejo o blog como uma ferramenta para expressar abertamente as nossas opiniões, é sem dúvida muito importante, pois desperta o interesse das outras pessoas em saber o que escrevemos e achamos sobre diversos assuntos. Trago fatos curiosos sobre o rádio e todo meio de comunicação em nossa região”. A Rádio Educadora Jaguaribana, onde Renato trabalha, faz transmissão ao vivo pela internet.
Apesar de existirem, no Ceará, municípios que ainda nem pegam sinal de celular, a internet chega, mesmo que discada, e muda a rotina principalmente dos jovens. As locadoras de jogos, geralmente freqüentadas por meninos, ganharam o nome de lan house ou cyber café, tiveram vídeo games substituídos por computadores, são freqüentados por meninas, adultos, e jogar é apenas uma das coisas a se fazer, em meio às tantas ferramentas oferecidas pela internet.
À idéia do cineasta Glauber Rocha, de que para fazer um filme basta uma câmera na mão, e uma idéia na cabeça, acrescente-se que, para torná-lo assistido, vale ter na outra mão um teclado de computador conectado à Rede Mundial de Computadores. O canal mais conhecido é o “You Tube”. Lá estão vídeos produzidos por adolescentes da Associação Carnaubeira de Arte e Educação, de Flores, distrito de Russas, como da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. Tanto os shows quanto programas da “TV Carnaubeira” são filmados pelos próprios meninos, que repassam as imagens para o computador e, daí, à internet. A TV virtual reporta matérias feitas pelos garotos sobre a comunidade em que vivem. O resultado é exibido em um telão fixado na igreja, na praça local, depois no site You Tube.
Ferramenta relevante
Adolescentes da Associação Carnaubeira, de Flores, distrito de Russas, filmam a realidade local, repassam as imagens para o computador e depois para internet. Na Ilha Digital da Associação Carnaubeira, um Ponto de Cultura selecionado pelo Ministério da Cultura, os meninos vivem globalmente pela Rede Mundial de Computadores.
A Carnaubeira é um Ponto de Cultura selecionado pelo Ministério da Cultura. A entidade ainda conta com orquestra sinfônica e orquestra popular, feitas por crianças da comunidade. Elas próprias repassam tudo para o computador, editam as imagens e lançam na internet. Diego Silva, 12 anos, nunca fez curso de computação, mas mexe em programas de edição de imagens, de som, e produz desenho animado, que divulga na internet.
O lugar ainda conta com o Telecentro Carnaubeira, uma parceria com o Ministério das Comunicações e o sistema Gesac, que disponibiliza internet em banda larga gratuita para toda a comunidade.
Talvanes Moura, fundador e presidente da ONG, defende que o uso do computador só torna-se relevante quando o hábito transforma-se em ferramenta para o dia-a-dia.
Mais informações:
Associação Carnaubeira de Arte e Educação
Distrito de Flores - Russas
(88) 9216.3745
ACESSO
R$ 1,5 é o preço médio para acessar a internet durante uma hora nos inúmeros cyber cafés que funcionam em municípios do Interior. O setor apresenta-se como mais uma fonte de trabalho e renda.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Fotos: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: