quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Os empréstimos consignados prejudicam o comércio em Limoeiro do Norte?

Para 87% dos participantes, os empréstimos consignados prejudicam o comércio de Limoeiro do Norte, enquanto 12% acham que essa atividade não tem influência na economia local.
O resultado desta enquete reflete o sentimento dos comerciantes, não só de Limoeiro do Norte, mas também de todos os pequenos e médios municípios do Brasil, no que se refere a esse tipo de empréstimo.
* A enquete, que se trata de um mero levantamento de opiniões, sem conteúdo científico, foi realizada entre os dias 15/11 e 27/11/2008 e registrou 31 votos.
A maioria dos aposentados e pensionistas encontra dificuldades em quitar a dívida. Como a maioria ganha um salário mínimo, após o desconto do empréstimo, o minguado benefício mal dá para a sobrevivência deles. O dinheiro do empréstimo consignado tem sido utilizado pelos aposentados e pensionistas principalmente para pagamento de remédios e para construção ou reforma de moradia.
Uma dica que é recorrente, mas sempre vale a pena ser dada: Nunca comprometa mais de 30% da sua renda com o pagamento das parcelas de um empréstimo, seja ele consignado ou não. Nunca se esqueça de que o sistema zela muito bem pelo cofre das instituições financeiras. Mas do nosso bolso, quem cuida somos nós mesmos.
Empréstimo Consignado
Empréstimo consignado é o crédito que será descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou do aposentado/pensionista que recorrer a este instrumento.
Os empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS significa um grande problema para a economia dos pequenos e médios Municípios. Isso, porque o dinheiro da Previdência Social não circula nos Municípios, deixando de movimentar a economia local.
O INSS redefiniu os pagamentos em 36 parcelas, como era originalmente o consignado. O motivo: os aposentados estavam se endividando por um tempo muito longo.
Os números dos empréstimos consignados no Brasil
A Dataprev, empresa de tecnologia e informação da Previdência Social, divulgou os números que envolvem todas as transações de empréstimo consignado desde a sua criação, em 2004, realizadas pelos beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Dos 19 milhões de segurados, 6,4 milhões já utilizaram o empréstimo com desconto em folha. O montante movimentado foi de R$ 17,9 bilhões. A maioria dos beneficiários, 57,8%, prefere pagar a sua dívida entre 31 e 36 meses, limite atual de parcelas. Até o ano de 2005, existiam contratos de até 60 meses, que foram proibidos e, inclusive, não aparecem mais nas estatísticas do Dataprev. Portanto, não estão incluídos nessas estatísticas.
Quando o assunto é faixa de ganhos, os números servem para confirmar o que já conhecemos na realidade: em 25,9% das operações, a faixa salarial do beneficiário é de um salário mínimo. Quem ganha entre um e dois salários mínimos faz 40,9% das transações. Ou seja, quem tem uma maior probabilidade de se complicar posteriormente com os descontos do empréstimo consignado acaba sendo também quem mais se utiliza deles.
O objetivo de quem faz um empréstimo consignado
Em outra pesquisa, realizada em setembro de 2006, pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo, o objetivo de quem faz um empréstimo consignado fica mais claro. Aproveitando-se da taxa de juros um pouco mais baixa que a do empréstimo convencional, 65% das pessoas ouvidas contrataram o serviço para pagar outras dívidas. Já outros 12% deram como motivo "ajudar a família", o que não deixa muito claro se é para pagar dívidas de familiares, ou ainda, ajudar em um empreendimento ou pequeno negócio.
Os riscos de um empréstimo ou de uma venda consignada não estão somente na alta probabilidade de se arranjar uma dívida que fuja do controle. São poucos os casos, mas há também a chance de ocorrer um erro de cobrança, prejudicando o consumidor.
Criação do empréstimo e a venda consignada
O empréstimo e a venda consignados foram artifícios criados pelo nosso sistema capitalista para as empresas terem o pagamento garantido e não sofrerem as conseqüências da inadimplência.
Consulta: www.administradores.com.br / alertatotal.blogspot.com

Nenhum comentário: