terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cinturão Digital deve beneficiar Limoeiro do Norte

Com investimentos do Banco Mundial e verba de emendas da bancada federal do Ceará para o orçamento (LDO) da União de 2008, o Governo do Estado garante a execução do projeto Cinturão Digital.
“O Cinturão Digital do Ceará é a infra-estrutura necessária para dar aos cearenses, acesso em banda larga aos serviços digitais”, define Fernando de Carvalho Gomes, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
O Governo do Ceará elegeu como um dos projetos estratégicos a criação de infra-estrutura própria de fibras ópticas, com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Estado, com cobertura inicial de 82% da população. “O acesso da população a serviços digitais, como internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular, etc., é ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado”, disse Fernando Carvalho.
“Sabemos que a infra-estrutura é apenas o começo, o projeto é ambicioso. Mais de 80% de população urbana do Estado deve estar coberta até o fim de 2009, conectando escolas, órgãos públicos e favorecendo o ambiente de negócios nas empresas”, disse Fernando Carvalho. Um anel de 3.000 Km de fibras ligará as cidades de Fortaleza, Milagres, Tauá e Sobral.
A partir dessa infra-estrutura, 25 pontos serão conectados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através da tecnologia Wimax, que fornece ligações de até 70 Mbps, em cada município.
A alta velocidade permitirá não só o acesso à internet, mas também vídeo-conferência, telefonia celular, telefonia IP (Skype) e até TV Digital (IPTV). Em Fortaleza, o Cinturão Digital se integrará com a rede metropolitana Gigafor, utilizando infra-estrutura do MCT, já existente, permitindo o acesso dos órgãos do Governo com velocidade de até 2 Gbps.
A iniciativa lança as bases para vários projetos de Educação a Distância, atração de novas empresas de base tecnológica, fornecimento de laboratórios e recursos computacionais para uso da população e muitos outros. “A métrica a ser utilizada pelo Estado para verificação do sucesso do projeto será o número de pessoas que se beneficiam do Cinturão Digital”, assinala.
Fonte: ETICE - Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará

Nenhum comentário: