sábado, 7 de fevereiro de 2009

Aumenta número de acidentes em Limoeiro

Em 2008, de janeiro a outubro, foram registrados 702 acidentes, sendo 83% em motos e 15 óbitos.
Mesmo com a Lei Seca funcionando a todo vapor no País e reduzindo os acidentes por embriaguez alcoólica, nas cidades médias do Interior do Ceará – com intenso fluxo de transportes somado à fiscalização flexível – são comuns os acidentes de trânsito envolvendo carros e motos de motoristas alcoolizados, na maioria dos casos, as vítimas fatais não usavam capacete. O Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro do Norte (Demut) registrou aumento no número de acidentes de 2007 para o ano de 2008.
O Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro do Norte (Demut) intensificará a fiscalização, com o objetivo de reduzir os acidentes.
Com o desenvolvimento econômico no Interior e aumento da renda do trabalhador, quem andava de bicicleta agora anda de moto. Aumentaram as lojas desses veículos e, portanto, as vendas. Estima-se em um aumento de 2,5 mil veículos em Limoeiro do Norte a cada ano. O “porém” disso tudo é o aumento do número de acidentes no município.
Em 2006, o Departamento Municipal de Trânsito (Demut) contabilizou 444 acidentes, sendo 392 com motos, 17 com carros e 35 atropelamentos de pedestres. Pelo menos 22 pessoas morreram. No ano seguinte, foram 564 acidentes, dos quais 518 com motos, e 13 óbitos. Em 2008, de janeiro a outubro, foram registrados 702 acidentes, com 83% em motos e 15 óbitos. Houve 79 atropelamentos de pedestres e também ciclistas.
Apesar do número absoluto de mortes ser maior de 2007 (13) para 2008 (15, até outubro) , o diretor do Demut, Capitão Osmar Nogueira de Oliveira, afirma que houve redução do número de mortes por acidente. Isso porque a média de fatalidades por acidentes diminuiu, já que, proporcionalmente, aumentou bem mais o número de acidentes de um ano para outro (sem vítimas fatais) do que de mortes no mesmo período. “Temos que levar em conta que aumentou mais o número de veículos trafegando e o de acidentes do que o de mortes, se compararmos os anos”. Conforme o diretor, a falta do capacete é o maior motivo de geração de multas e, também, de mortes.
Com a educação no trânsito ainda em processo de conscientização pela população, são comuns as reclamações contra os agentes nas ruas. Capitão Osmar reconhece que de dezembro para janeiro houve diminuição na fiscalização, “mas porque estávamos aguardando a nomeação dos cargos de direção pelo prefeito. Agora em fevereiro, com certeza, vamos aumentar a fiscalização, até pela presença do carnaval, para que, principalmente os motociclistas, usem o capacete”, afirma ele.
Desde a aprovação na Câmara Municipal e aprovação da lei 1.425, de 5 de dezembro de 2008, criando a primeira auto-escola pública do Ceará, o Departamento de Trânsito de Limoeiro tem recebido pedidos de informação de vários municípios, principalmente os que ainda não criaram seus departamentos — o Governo Federal determina a municipalização do trânsito.
Após apreciação do processo por Detran, Cetran e Cenatran, a auto-escola pública deverá entrar em funcionamento a partir do mês de junho deste ano, conforme determinação do prefeito João Dilmar.
Leia mais sobre: Trânsito
TRABALHO
"As fiscalizações vão aumentar, e teremos auto-escola pública até o meio deste ano".
Capitão Osmar Nogueira
Diretor do Demut
Mais informações:
Departamento Municipal de Trânsito de Limoeiro do Norte (Demut)
Vale do Jaguaribe
(88) 3423.2312
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: