quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Reação contra queda no FPM

Gestores de diferentes regiões acreditam que plano orçamentário é a saída para adequar redução dos recursos.
A queda prevista no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é motivo de preocupação para os gestores públicos. Em diversos municípios, os prefeitos eleitos e reeleitos disseram que será preciso fazer um replanejamento orçamentário para os próximos anos da administração. A opinião deles é um reflexo da matéria publicada na edição desta terça-feira (03/02) do Diário do Nordeste, em que mostrava a diminuição do FPM aos cofres municipais.
Os gestores disseram que a situação é preocupante, principalmente porque os prefeitos argumentam que mudança de governo sempre acarreta em adequações dos recursos públicos. O que antes era uma esperança para quitar alguns dividendos de administrações anteriores, agora é uma realidade.
Para o prefeito do município de Limoeiro do Norte e ex-presidente da Associação dos Prefeitos dos Estado do Ceará (Aprece), João Dilmar da Silva, a redução de FPM é mesmo um reflexo da crise internacional e implicará na redução de gastos principalmente nos municípios menores, que mais dependem do recurso, que pode representar “uma queda brutal na arrecadação”.
Para Dilmar, isso pode implicar diretamente na redução de despesas com funcionários e até mesmo gastos em obras.
O município de Limoeiro do Norte, um dos principais do Interior, recebeu do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em janeiro, o equivalente a R$ 1,49 milhão, valor menor que o recebido em dezembro de 2008. Conforme o prefeito, é importante que os administradores municipais saibam otimizar os recursos de forma responsável.
Fonte: Diário do Nordeste
Mais informações:
Aprece
Av. Oliveira Paiva, 2621
Seis Bocas - Fortaleza (CE)
(85) 4006.4000
www.aprece.org.br

Nenhum comentário: