quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dnocs e Cogerh monitoram Açude Castanhão

A comissão do Dnocs responsável pelo monitoramento e controle das comportas da barragem Castanhão e a Cogerh irão definir os critérios operacionais para monitorar o reservatório na estação de chuvas de 2009. Na última segunda-feira (16/02), foi realizada a primeira reunião do ano — o segundo ano da operação conjunta que conta ainda com a participação da Funceme para informações sobre a previsão de chuvas.
Área de sangria do Açude Castanhão, que terminou 2008 com 89,7% do total, e hoje está com 78,13%. (Foto: MELQUÍADES JÚNIOR)
Durante os quatro meses de chuvas da quadra deste ano, conforme a diretora de Infra-Estrutura Hídrica do Dnocs, Cristina Peleteiro, a Comissão terá a responsabilidade de operação do Castanhão. “As comportas somente serão abertas depois de lavrada em ata a decisão da Comissão”, afirmou. Para a tomada de decisão, contudo, serão levados em conta os dados de cota, volume de chuvas e previsão, monitorados dia a dia.
O diretor de Operação da Cogerh, José Ricardo Dias Adeodato, informou que o reservatório — hoje na cota 102,3 — está com 5,2 bilhões de metros cúbicos e só recebeu 1 centímetro a mais com as chuvas de 2009.
Em abril de 2008, o Castanhão atingiu cota máxima e teve as comportas abertas. (Foto: TUNO VIEIRA)
No ano passado, as comportas foram abertas quando o Castanhão atingiu a cota 101.
A situação em 2008 na data da abertura das comportas, conforme Cristina Peleteiro, foi diferente da deste ano, pois os grandes açudes acima do Castanhão haviam sangrado, os rios estavam cheios e continuava a chover.
Para este ano, a decisão sobre a abertura das comportas será tomada de comum acordo, a depender do comportamento dos parâmetros da estação de chuvas e do volume que virá dos rios da bacia que deságuam no reservatório. Uma nova reunião da Comissão foi agendada para o dia 2 de março. Antes disso, porém, a qualquer momento, se necessário, os técnicos poderão decidir a cota e quando serão abertas as comportas do reservatório.
ARMAZENAMENTO
17,8 bilhões de metros cúbicos é a capacidade total de armazenamento de água nos 130 açudes monitorados pela Cogerh. Como ainda não houve recarga neste ano, o volume está pouco mais da metade.
A chamada capacidade pulmão do Açude Castanhão — volume acumulado para controle de cheias, hoje é de 1,5 bilhão de metros cúbicos — no máximo pode chegar a 2,3 bilhões de metros cúbicos. O volume fica no reservatório de modo a evitar o risco de enchentes no Médio e Baixo Jaguaribe e, cessadas as chuvas nas cabeceiras dos rios, vai sendo liberado aos poucos. A barragem possui 12 comportas e duas válvulas dispersoras.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: