terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Incentivo para prevenção e controle da Aids

Dezesseis municípios representam 51% da população cearense e são considerados prioritários para o controle da doença.
Oitenta por cento dos casos de Aids no Estado estão em 16 municípios. Juntos, os municípios de Aracati, Crato, Juazeiro do Norte, Cascavel, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Russas, Limoeiro do Norte, Pacajus, Canindé, Quixadá e Iguatu, representam 51% da população cearense e são considerados prioritários para o controle da doença.
Para apresentar e as política de incentivo do programa de DST/Aids e colaborar na avaliação dos planos de ações e metas, a Secretaria da Saúde do Estado promoveu reunião nesta segunda-feira (09/02), com os novos secretários de saúde dos 16 municípios e coordenadores do programa de DST/Aids.
De 1983, quando foi registrado o primeiro caso da doença no Ceará, até dezembro de 2008 foram notificados 8.272 casos. Desse total, 29,4% em mulheres. Enquanto em 1987 havia 11 homens com Aids para 1 mulher, no ano de 2007 para casa três casos, um era do sexo feminino.
Em crianças, o primeiro caso de Aids notificado foi em 1985. De lá para cá foram registrados 229 casos em crianças com menos de 13 anos. A cada ano, na última década, 17 crianças, em média, foram diagnosticadas com Aids. Em idosos, o aumento do número de casos preocupa.
Fonte: OPOVO.com

Nenhum comentário: