terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Instituto Federal inicia aulas no campus de Limoeiro

A federalização do antigo Centec vai proporcionar inúmeros benefícios para os municípios do Vale do Jaguaribe.
As aulas do campus de Limoeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará começaram no dia 16 de fevereiro.
Os alunos novatos da graduação (180) e dos cursos técnicos (120) foram recepcionados com música e muitas informações, num clima de alegria e descontração.
O diretor do campus, José Façanha Gadelha, apresentou os professores e profissionais recém contratados, falou sobre a transformação do CEFET em Instituto e a criação da Rede Federal de Educação Tecnológica, integrando 25 institutos em todo o Brasil. Até 2010, estarão funcionando 354 unidades, atendendo 1 milhão de alunos. Cada Instituto Federal é uma instituição de educação profissional, atuando aos níveis Básico, Técnico e Superior, de forma pluricurricular e estruturado em multicampi.
Façanha também mostrou a maquete eletrônica do futuro campus, que foi projetado para um terreno de 383 mil m² no bairro Antônio Holanda (Cidade Alta), vizinho à BR-116 para facilitar o acesso aos estudantes dos municípios próximos. Com custo estimado de dois milhões de reais, a construção se dará por módulos e deve durar quatro anos.


Conheça detalhes sobre a construção do novo Campus do Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET, que será construído em Limoeiro do Norte, em uma apresentação 3D diponibilizada por José Façanha Gadelha ao nosso blog.

Quando a obra estiver pronta, serão 16 salas de aula, biblioteca com 600m², campo de futebol com pista de atletismo, ginásio coberto, estacionamento privado, subestação de energia, guarita, estação de tratamento de esgoto. O valor inclui o paisagismo e os equipamentos.
Enquanto o projeto de construção do novo campus avança, será realizada uma reforma nas instalações do antigo Centec, onde o Instituto está sediado. As obras estão previstas para começar em Março/2009, e terminar em três meses.
Serão investidos R$ 570.000.00 na Incubadora Tecnológica e R$ 470.000,00 em construção de novas salas de aula, consultório odontológico e em salas para os técnicos administrativos contratados: administradora, analista de tecnologia da informação, assistente administrativo, assistente social, auditor, auxiliares de biblioteca, bibliotecários, jornalista, odontólogo, pedagogos, programador visual, psicóloga, técnicos de laboratório, técnico em tecnologia da informação, técnico em áudio-visual e técnico em eletrotécnica.
Federalização
O campus de Limoeiro do Norte possui 900 alunos, 59 professores e 49 técnicos administrativos. Alunos, professores e funcionários ainda estão se adaptando às mudanças, pois o Centec, que era uma organização social de direito privado, acaba de se transformar em órgão federal de ensino.
A federalização do antigo Centec vai proporcionar inúmeros benefícios para os municípios do Vale do Jaguaribe. O principal deles será a criação de novos cursos de Educação Básica, Técnica e Superior, além de extensões e especializações até 2010.
Tudo será definido em parceria com a sociedade, de acordo com a vocação de cada município. O primeiro curso superior criado foi o de Mecatrônica, com 45 alunos. As demais graduações são: Tecnologia de Alimentos, Irrigação e Drenagem e Saneamento Ambiental. Os cursos técnicos são: Eletroeletrônica, Fruticultura, Mecânica e Meio Ambiente.
Segundo Façanha, o Instituto Federal já estuda a criação dos cursos de nível superior de Nutrição, Agronegócio com ênfase em Pecuária, Educação Física e Sistemas de Informação, cursos técnicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (área de manutenção e montagem de equipamentos) e licenciaturas em Física, Química, Matemática e Biologia, como extensão universitária nas cidades de Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Jaguaribe.
“Embora já estejamos estudando a criação desses cursos, o Instituto Federal está aberto a todas as sugestões”, explica o professor Façanha.
Fonte: Jornal Folha do Vale / Reportagem: Cláudia Monteiro

Um comentário:

Fernando disse...

OI!
cara, posta as fotos com o tamanho original quando clicar, o link da foto entrega ela em miniatura tbm... nem da pra ver os detalhes.