quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Videoconferência discute gestão hospitalar

A experiência bem sucedida do Hospital Waldemar Alcântara serve de referência para municípios do Interior. O Hospital Waldemar Alcântara tem acreditação do Ministério da Saúde.
O Hospital Regional Dr. Deoclécio Limaverde, do município de Limoeiro do Norte, reúne nesta sexta-feira (13/02), às 9h15, prefeitos e secretários de Saúde de 11 municípios da região do Baixo Jaguaribe em videoconferência com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), de Fortaleza.
No evento de telessaúde será discutido um caso de clínica médica e apresentado o modelo de administração hospitalar adotado no HGWA pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social a que pertence o Waldemar Alcântara.
A conexão dá início a uma parceria entre as duas instituições, discutida na última semana pela secretária de Saúde de Limoeiro do Norte, Célia Costa Lima, com o presidente do HGWA, João Batista Silva, e o deputado Ariosto Holanda, do Conselho de Administração do ISGH. A videoconferência possibilita a transmissão de sinais biológicos de um paciente de Limoeiro do Norte para avaliação e emissão de uma segunda opinião pelos médicos do hospital em Fortaleza, que podem dialogar em tempo real com o médico do Interior.
Para a videoconferência será utilizado o link da Assembléia Legislativa com interligação do HGWA à sala de videoconferência da Faculdade de Tecnologia Centec em Limoeiro do Norte, onde estarão reunidos as autoridades e médicos convidados pela Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte. Os conteúdos transmitidos vão mostrar o sistema de gestão adotado pelo HGWA, o primeiro do Norte e Nordeste certificado no nível de acreditação 2 pela Organização Nacional de Acreditação, ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.
“Esse projeto vem na hora certa. O grande atrativo da parceria é a gestão”, disse a secretária Célia Costa Lima. Segundo ela, alguns dos 11 municípios do entorno de Limoeiro do Norte, em caso de desassistência, recorrem ao hospital regional do município. A programação será iniciada por palestra de Ariosto Holanda sobre o tema Projetos de Tecnologia para a Saúde e de uma apresentação do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara pelo presidente do HGWA e do ISGH, João Batista Silva.
O estudo de caso será apresentado por Flávio Deulefeu, coordenador da Clínica Médica, e por Fabrício Martins, coordenador de Protocolos e Residência da Clínica, seguido pela abordagem do Plano de Cuidados de Enfermagem do HGWA. A programação terá ainda apresentação do sistema de informação do HGWA, pelo coordenador do Núcleo Tecnologia da Informação do hospital, Fernando Carvalho, bem como palestra da diretora de Processos Médicos do HGWA, Daniela Chiesa.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: