sábado, 14 de fevereiro de 2009

Videoconferência debate saúde pública

A Telemedicina servirá de ponte entre médicos no Interior e na Capital. Para isto são realizadas videoconferências.
Agora a distância entre a dificuldade, a discussão e a solução de problemas de grande complexidade médica no Ceará não serão mais medidas só em quilômetros, mas em megabytes. O caminho é a Internet. Foi lançado nesta sexta-feira (13/02), em Limoeiro do Norte, entre o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e a Secretaria Municipal de Saúde o primeiro de muitos diálogos de videoconferência para discutir casos médicos, gestão hospitalar, capacitação e diagnóstico precoce de doenças diversas.
Em conexão virtual, médicos do Vale do Jaguaribe debateram ações de saúde com colegas da Capital. (Foto: Melquíades Júnior)
A Telemedicina servirá de ponte entre médicos no Interior e na Capital. Ontem pela manhã, em Limoeiro do Norte, cerca de 50 pessoas estiveram na sala de videoconferência do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Centec). O presidente do HGWA, João Batista Silva, e o deputado Ariosto Holanda, membro do Conselho do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) falavam, de Fortaleza, sobre o modelo administrativo adotado pelo hospital, que é referência no Ceará e o primeiro do Norte-Nordeste com acreditação em nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação, da Organização Mundial de Saúde (OMS); em Limoeiro, a médica e secretária de Saúde, Célia Costa Lima, e o médico (sub-secretário) José Wellington acompanhavam, com autoridades e equipes médicas, o que o hospital faz para otimizar os resultados clínicos, com a estrutura física e de trabalho de que dispõe.
Médicos e enfermeiros de Limoeiro acompanhavam o caso clínico do paciente F.C.R.B., 45 anos, que trabalhou por 17 anos em uma fábrica de Algodão em Irauçuba, no Ceará. O paciente fumou dos 17 aos 27 anos. Médicos no Interior e na Capital analisavam exames como da radiografia toráxica e de eletrocardiograma. O caso foi apresentado pelo médico Flávio Delefeu, coordenador da Clínica Médica, seguido pela abordagem do Plano de Cuidados de Enfermagem do Hospital Waldemar Alcântara.
Para o Dr. Delefeu, a Telemedicina representa um passo importante, pois possibilita ao profissional no Interior ter uma segunda opinião, de algum colega na Capital, além do próprio encaminhamento de exames e, rapidamente, dos resultados obtidos.
Em Limoeiro, já existe desde 2007 o programa de Telessaúde, no qual exames de eletrocardiograma são realizados no Hospital Regional Deoclécio Lima Verde e o resultado é dado, minutos depois, por médicos em Minas Gerais. Para o deputado federal Ariosto Holanda, a Telemedicina inaugura um modelo importante de capacitação, qualificação e especialização dos profissionais das cidades do Interior. A conexão virtual se deu pelo link da Assembléia Legislativa com interligação do HGWA.
O sistema de Telemedicina lançado ontem, conectando Interior e Capital, também servirá para capacitação dos profissionais do Programa de Saúde da Família dos 20 municípios da região, que passam a ter em Limoeiro o núcleo de extensão para as atividades médicas, muitas das quais sem a necessidade de deslocamento para a Capital cearense.
Conforme o Dr. João Batista, do Hospital Geral Waldemar Alcântara, a tecnologia aliada à saúde pode, inclusive, aumentar o número de leitos tanto no Interior quanto na Capital, devido a melhor resolutividade que as Secretarias de Saúde podem apresentar, evitando a saída do paciente de sua cidade para diagnóstico e tratamento. No dia 27 de fevereiro, em reunião na Associação dos Municípios do Vale (Amuvale), o prefeito João Dilmar, por sugestão de Ariosto Holanda, apresentará aos prefeitos e secretários municipais o sistema de Telemedicina adotado pelo canal entre o município de Limoeiro e o HGWA. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Limoeiro oferecerá a tecnologia da videoconferência.
ENQUETE
O que representa a Telemedicina?
José Façanha
Diretor do Inst. de Educação
"A Telemedicina ampliará o atendimento da saúde. A estrutura da videoconferência poderá ser utilizada para capacitação".
Célia Costa Lima
Médica e sec. Municipal
"É um passo significante para o avanço do atendimento da saúde pública em Limoeiro, aumentando a referência".
Mais informações:
Secretaria Municipal da Saúde
(88) 3423.1165
Telemedicina interliga municípios
Pela primeira vez no Ceará, unidades de saúde da rede estadual se interligaram através de videoconferência para fazer uma experiência na apresentação de casos médicos. O projeto piloto de telemedicina entre unidades assistenciais do Estado aconteceu ontem pela manhã entre o Hospital Regional Dr. Deoclécio Limaverde, de Limoeiro do Norte, e o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), reunindo prefeitos e secretários de Saúde de 11 municípios da região do Baixo Jaguaribe, além de profissionais dos hospitais.
A proposta, conforme o diretor do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), de Fortaleza, João Batista Silva, é que a telemedicina possa realizar o compartilhamento de experiências com os municípios do Interior. Ele explica que, para efeito de testes e experimentações, apresentaram o modelo de gestão do hospital, o primeiro público do Norte e Nordeste certificado no nível de acreditação 2 pela Organização Nacional de Acreditação. Além disso, o coordenador líder da Clínica Médica do HGWA, Flávio Deulefeu, apresentou o caso clínico de um paciente com câncer em estágio avançado.
Com a efetivação do canal de videoconferência, o diretor do HGWA, João Batista, aponta que será possível otimizar diagnósticos e ainda respaldar de forma mais rápida e eficiente o encaminhamento de pacientes dos hospitais do Interior para as unidades da Capital.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: