domingo, 8 de fevereiro de 2009

Centenário do Nascimento de Dom Hélder Câmara

A Igreja de Santo Afonso, em Fortaleza, foi pequena para acomodar muitos que compareceram à missa concelebrada, nesta noite de sábado (07/02), pelo bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Dom Hélder Câmara.
O ato, prestigiado por caravanas de vários bairros da periferia da Capital, lideranças populares e de pastorias e autoridades, foi simples como Dom Hélder que, em vida, chegou a ser indicado por quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Ele ficou conhecido, como destacou em sua homilia Dom Edmilson como o "Profeta do Século" do Brasil.
Dom Hélder Câmara (Fortaleza, 7 de fevereiro de 1909 — Recife, 28 de agosto de 1999) foi um bispo católico, arcebispo emérito de Olinda e Recife. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro e integralista.
Pregava uma igreja simples voltada para os pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.
Décimo-primeiro filho de João Eduardo Torres Câmara Filho, maçom, jornalista, crítico teatral e funcionário de uma firma comercial e da professora primária Adelaide Pessoa Câmara, desde cedo manifestou sua vocação para o sacerdócio.
Leia mais sobre: Religião
Correios lançam selo centenário de Dom Hélder Câmara
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou oficialmente, às 15h deste sábado (07/02), no terraço anexo à Igreja das Fronteiras, em Recife, o selo comemorativo do centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara.
A desenhista do estampilho é Silvania Branco, que ganhou o concurso ao criar a imagem do bispo com a silhueta da Igreja das Fronteiras ao fundo. A Igreja das Fronteiras, do Recife (PE), foi onde Dom Hélder viveu e morreu, e ainda há, para completar o selo, as figuras em silhuetas dos pobres que constantemente estavam por ali, esperando a palavra e a ajuda do “bispo da Justiça”.
O selo do centenário foi uma aspiração maior de todos os que, unidos, pensaram esse centenário: “Desde os primeiros contatos com os Correios, em Pernambuco, em 2007, já se sentia o interesse de que o selo fosse uma verdade, defendida em Brasília e capaz de contagiar todo o Brasil, pela beleza de levar a todos os lugares da terra a imagem do homem que o mundo amou de forma definitiva”, diz Valdemir França, da Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 2, da CNBB.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima
Foto: Paulo Moska
Informações: Wikipédia / Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: