sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Às vésperas dos 113 anos, TV Verdes Mares conta um pouco da história de Limoeiro do Norte

A equipe da TV Verdes Mares esteve esta semana visitando a região jaguaribana. E na última quarta-feira (25/08) a equipe do Bom Dia Ceará fez uma parada na cidade de Limoeiro do Norte para contar um pouco da história do município, que no próximo dia 30 de agosto completa 113 anos de emancipação política. Veja a reportagem.


Limoeiro do Norte
Estrategicamente entre os rios Jaguaribe e Banabuiu está Limoeiro do Norte. Água por lá não é problema. A localização privilegiada ajudou na colonização da região.
O passado ainda pode ser visto em casarões como um de 1905. Nesse local os limoeirenses costumavam assistir matinês no antigo cinema. Atualmente, o Museu da Imagem e do Som abriga raridades como projetores de filmes da década de 40. O aposentado Raimundo Costa, Seu Janjão, era o operador.
Um episódio que aconteceu há muito tempo em uma praça ficou marcado na história da cidade. Os historiadores contam que em 1927 Lampião, fugindo de uma batalha em Mossoró, fez uma breve passagem em Limoeiro do Norte. Na época, um morador conseguiu registrar o momento. Bem em frente a um comércio tirou uma fotografia do grupo de cangaceiros.
A cópia da fotografia tirada há mais de 80 anos foi emoldurada e guardada na Academia Limoeirense de Letras, um casarão do início do século XX.
Limoeiro do Norte era conhecida com a cidade das bicicletas, existia uma para cada dois habitantes. Atualmente, as motocicletas são a maioria. O velho costume de pedalar ainda é mantido por antigos moradores como o aposentado Luís Mendes, que preserva a bicicleta comprada na década de 70.
A pacata cidade é reconhecida no exterior pela produção de frutas na Chapada do Apodi. Graças a um moderno modelo de agricultura irrigada, a região é uma das maiores produtoras de frutas do Estado. Além de alavancar a economia da região, as águas do Rio Jaguaribe são também um convite para o banho na Barragem das Pedrinhas.
Informações: TV Verdes Mares / Foto: Rubens Craveiro

2 comentários:

Cordelirando disse...

Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
Abraço fraterno,
Equipe Cordelirando

Anônimo disse...

Blog perfeito, Alex!
Continue!
Maria de Fatima Maia