sábado, 17 de abril de 2010

Desenho animado, contado em versos, mostra a história da ‘Princesa do Vale’

Assista agora ao filme em homenagem a cidade de Limoeiro do Norte. Contado em versos, a cidade que foi palco de conflitos violentos entre índios e portugueses, hoje tem um dos maiores índices de desenvolvimento do Estado, conhecida como a “Princesa do Vale”.
Relatando a marcante passagem do 'Rei do Cangaço' pelo município, o desenho mostra desde a colonização portuguesa e exploração dos povos indígenas, até a transformação da pequena vila em um dos municípios que mais cresce no Ceará.
O filme “A Princesa do Vale” foi produzido no NIT de Limoeiro do Norte, entre Abril e Agosto de 2005, e finalizado em 2006, por alunos do Curso Profissionalizante de Desenho e Animação, da Associação Mundo Animado das Artes (AMANDA), em Limoeiro do Norte.


AMANDA - Associação Mundo Animado das Artes
A AMANDA é uma Instituição sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2000. Atua em diversos seguimentos, principalmente na capacitação profissional em ‘animações em flash’ como na produção de filmes em desenho animado.
O “desenho”, como a palavra, traz consigo um conteúdo semântico extraordinário. Este conteúdo equipara-se a um espelho no qual se reflete todo o lidar com a arte e a técnica no correr da história. É um método de construir um conjunto de signos plásticos, que deu origem a outras formas abstratas de linguagem como as letras e os números, mas que pode vir a ser uma das formas novas de reflexão contemporânea sobre as atividades superiores da sociedade.
A Arte tem como importante função situar o “fazer artístico” como necessidade humana, ajudando o homem a reconhecer suas características, seus valores e emoções; construindo um sentido pessoal para a vida, desenvolvendo a sensibilidade, a criatividade e a cultura; afirmando a auto-estima, representando em formas o mundo dinâmico dos sentimentos.
A AMANDA, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), através do programa ‘Cultura Viva’, desenvolvem o Ponto de Cultura “Curso Profissionalizante de Desenho e Animação” na perspectiva de desenvolver a promissora atividade das Artes Visuais na cidade de Fortaleza e estado do Ceará.
AMANDA - Associação Mundo Animado das Artes
Rua Meton de Alencar, 106 – Centro
CEP: 60.035-160 - Fortaleza/CE
Visite o site:
http://amanda.org.br
E-mail: lfprodarts@yahoo.com.br
Contato: (85) 3253.2614 / 9107.1177

4 comentários:

Blog Granja Ceará disse...

Um belo trabalho que pode, melhor, deve ser ir para as aulas de Historia da cidade. Fiquei louco por uma animação assim da minha cidade.

Lira Dutra
http://granjaceara.blogspot.com

Valdecy Alves disse...

Olá. Leia matéria sobre a audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, onde se debateu sobre a violação ao piso dos professores pelo Município de Fortaleza e estratégias de luta. A matéria é um resumo do ocorrido, bem como um resumo da minha fala como advogado do SINDIUTE. seguida de encaminhamentos. A LUTA ESTÁ A TODO VAPOR EM TODO O PAÍS! O piso será aquele que a QUALIDADE DA LUTA IMPUSER

Unknown disse...

Muito bom o vídeo em "desenho animado". Muita coisa aí eu nem sabia comotinha acontecido!!!

Unknown disse...

Muito bom o vídeo em "desenho animadO". Muita coisa aí eu nem sabia como tinha acontecido!!!