sexta-feira, 21 de maio de 2010

Agrícola Famosa herda mercado da Del Monte

No ano de 2009, a fruticultura cearense perdeu a Nolem, que produzia melões no vale jaguaribano. Há pouco mais de uma semana, foi a multinacional Del Monte que decidiu interromper sua produção de melão para dedicar-se, em sua fazenda cearense na Chapada do Apodi, à produção de banana da variedade Cavandish (nanica). Resultado: a Agrícola Famosa, herdeira dessas decisões, já cuida de aumentar suas áreas cultivadas de melão no Ceará.
“Estamos aumentando de 3.400 hectares para 4 mil hectares nossa área plantada de melão, o que quer dizer que, na safra 2010/2011, geraremos 4.500 postos de trabalho”, como explica Luiz Roberto Barcelos, sócio gerente da empresa. Ele estima que a Agrícola Famosa exportará até 6 mil contêineres na próxima safra, cujos embarques começarão em agosto.
Barcelos revela que, diante do novo horizonte, estão sendo feitos novos entendimentos com os importadores europeus, todos positivos. “Já obtivemos preço bem melhor do que o da safra passada”. Mas ele lamenta os problemas do câmbio: “Agora, não é só o dólar que está desvalorizado diante do real, mas também o euro, e isso são dificuldades que temos de superar”, acrescenta com uma dose de otimismo: “A saída da Del Monte abre mais mercado para a Agrícola Famosa, e por isso estamos também expandindo a área plantada de banana em Limoeiro do Norte (de 60 hectares para 150 hectares)”.
Mais sobre a Agrícola Famosa Ltda.
Sozinha, a Agrícola Famosa respondeu por US$ 45 milhões dos US$ 77 milhões que o Estado do Ceará exportou de frutas no ano de 2007. Para isso, atendendo a um pedido feito pelo governador Cid Gomes (que a visitou em meados de 2007), a Famosa expandiu a área plantada de Icapuí.
Em 2008, a empresa prometeu muito mais: ocupando uma área de 250 hectares na Chapada do Apodi, onde produz banana, e promete ocupar área semelhante no Projeto de Irrigação Baixo Acaraú, na região Norte do Estado.
Começado o plantio da safra cearense de melão 2009/2010. A empresa Agrícola Famosa (que tem fazendas de produção no Ceará e no Rio Grande do Norte) ocupava a pole-position, pois ganhou praticamente todos os clientes (importadores) europeus da potiguar Nolem, que, diante de uma montanha de dificuldades, encerrou suas atividades. A Agrícola Famosa plantou melão em 3.400 hectares nos municípios cearenses de Icapuí, Limoeiro, Russas e Quixeré.
“Toda a produção já foi vendida”, informa Luiz Roberto Barcelos, diretor da empresa. A propósito: para cumprir um contrato celebrado com importadores dos EUA, a Agrícola Famosa iniciou, em Icapuí, o plantio de uma variedade especial de melancia sem caroço. A cada semana, eram cultivados cinco hectares dessa variedade, que tem tamanho uniforme e peso entre 1,5 kg e 2 kg.
Informações: Blog do Egídio Serpa

Nenhum comentário: