quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia de manifestações e pedidos por justiça

As famílias do Sítio Tomé, em Limoeiro do Norte, acordaram cedo ontem para recepcionar os que chegavam de cidades como Russas, Aracati, Morada Nova, Chorozinho, Pacajus, Jaguaribe e Fortaleza. As caravanas eram recebidas próximas da capela de Nossa Senhora de Fátima, no Centro do Tomé e, ali mesmo, as pessoas tomaram o café da manhã coletivo.
Depois pegaram faixas e cartazes para a caminhada contra o uso de agrotóxicos e por justiça pela morte do líder comunitário Zé Maria. A família dele - mulher e os três filhos participaram das manifestações.
Ainda na Chapada, as caravanas seguiram até o local onde José Maria Filho foi morto com 19 tiros no feriado do Dia de Tiradentes (21 de abril). Ali, em redor da cruz que lembra o assassinato, foram plantadas mudas de mangueiras. “Tu fostes um pequeno grão que germinou a luta em favor das vidas”, dizia a frase escrita em um dos cartazes próximos à cruz. Velas também foram acesas.
Cruz que marca o local onde o ambientalista José Maria Filho foi assassinado, no dia 21 de abril passado, virou ponto de peregrinação. E ontem, de manifestação contra a impunidade. (Foto: Deivyson Teixeira)
Em seguida, as caravanas seguiram até a sede de Limoeiro do Norte onde os manifestantes também fizeram caminhada e distribuíram panfletos que denunciam a utilização indiscriminada de agrotóxicos. Também se referem à lei municipal que proíbe a pulverização aérea aprovada na Câmara Municipal, no ano passado.
Embora a lei esteja em vigor, o prefeito municipal João Dilmar da Silva, solicitou a revogação num dos artigos do projeto sobre Política Ambiental que ele enviou para a Câmara este ano. Os participantes das manifestações pediram para que a lei seja efetivada e que haja fiscalização em defesa dos moradores e do meio ambiente. A audiência pública contou com participação da professora Raquel Rigotto, que pesquisa o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi.
Esperança
"Os trabalhadores e trabalhadoras da Chapada do Apodi cada vez mais se sentem oprimidos e envenenados. Mas eles não estão sozinhos. Continuamos com a luta e a resistência. Estamos aqui nessa homenagem a Zé Maria porque somos um povo unido na luta. Somos movidos pela esperança e pela transformação". As palavras foram ditas pelo padre Marcos Augusto, coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ontem, ele participou da carreata desde a comunidade do Tomé até a sede de Limoeiro do Norte.
Homenagem
O engenheiro agrônomo José Murilo Ferreira da Silva e o arquitreto e urbanista José Fernando Zornitta preparam um documentário sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras da Chapada do Apodi. "Já tínhamos agendado um encontro com o ambientalista José Maria Filho, no Sítio Tomé, mas não deu tempo”, disse Murilo. Eles informaram que Zé Maria será homenageado em seminário no próximo dia 31 e 1º de junho no Crea. "Será entregue um troféu à viúva do ambientalista (Lucinda Xavier)", disse Murilo.
Informações: OPOVO Online, por Rita Célia Faheina

Nenhum comentário: