terça-feira, 11 de maio de 2010

Semace atua na fiscalização do uso irregular de agrotóxicos em Limoeiro do Norte e Quixeré

Durante as fiscalizações, a Semace autuou as empresas em Limoeiro do Norte e Quixeré por irregularidades no funcionamento.
Na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo)/Núcleo de Controle e Extensão Florestal (Nucef), realizou no final do mês de abril fiscalização em empresas do ramo de frutas. A ação, que teve como objetivo averiguar irregularidades no uso de agrotóxicos, foi motivada por uma denúncia feita pelo Movimento dos Sem Terra (MST).
Segundo o técnico da Semace, Flávio Rego, Limoeiro do Norte tem sido alvo de práticas irregulares de empresas frutíferas que lidam com agrotóxicos em plantações. Muitas delas desobedecem a distância limite, que é de 500 m² das comunidades. Ele explica também que uso desordenado desse material pode implicar em uma poluição hídrica naquela região.
A pulverização aérea de agrotóxicos é outro fator predominante em Limoeiro do Norte. A convite da Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura da Câmara Municipal de Vereadores de Limoeiro do Norte, a Semace participará de audiência pública que vai discutir a lei que permite essa prática. O evento, agendado para o dia 2 de junho, acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da região.
Problema do uso indiscriminado de agrotóxicos na Chapada do Apodi ganhou mais ênfase depois do assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé.
Durante as fiscalizações, a Semace autuou as empresas C. Gualberto de Lima (Quixeré) e Morada Fértil (Limoeiro do Norte) por irregularidades no funcionamento. Dentre os procedimentos ilegais foram constatados: comercialização de agrotóxicos sem registro junto a autarquia, registro para comercialização vencido, armazenamento inadequado de alimentos humano e ração animal.
Saiba mais
Os fabricantes de agrotóxicos que comercializam seus produtos no Estado devem fazer o cadastramento dos mesmos junto à Semace. O mesmo procedimento também acontece com os comerciantes que transacionam agrotóxicos diretamente com os usuários, empresas prestadoras de serviço, empresas agropecuárias e empresas de armazenamento e expurgos de sementes, que utilizam agrotóxicos para fins fitossanitários.
Informações: SEMACE/ASCOM
*Ana Luzia Brito - Assessoria de Comunicação da Semace

Nenhum comentário: