terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Brasil e Portugal têm geminação oficializada

Comitiva de Limoeiro do Norte está na cidade de Espinho, em Portugal, para a consolidação da geminação entre as duas cidades.
Esta semana tem significado histórico e diplomático para duas cidades de dois diferentes continentes. Limoeiro do Norte, no Brasil; e Espinho, em Portugal, são, definitivamente, cidades irmãs. Uma comitiva limoeirense está durante a semana na cidade portuguesa para retribuir a visita dos europeus ao distrito de Espinho, localidade homônima em Limoeiro, para consolidar a “geminação” entre as duas cidades. O intercâmbio nos dois lugares deve ser ampliado ainda mais nos âmbitos cultural, social e econômico.
Comitiva limoeirense levou exemplares do Diário do Nordeste, que noticiou o início da geminação entre Limoeiro do Norte (BRA) e Espinho (POR).
O prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, a primeira-dama Célia Costa Lima e o escritor Gylmar Chaves estão em Portugal, mais especificamente em Espinho, que leva o nome de um pequeno distrito no município cearense, para consolidar o processo de geminação daquela cidade portuguesa com a cearense. A intenção é revisitar a cidade que fará intercâmbio com o Brasil, unindo laços culturais entre pessoas separadas pela distância, mas reunidas pela língua e pela história – um documento de Portugal, do século XVIII orientava os colonos a batizar as sesmarias ocupadas com os homônimos da terra natal.
Recepcionada por José Mota, presidente da Câmara de Espinho – o equivalente ao cargo de prefeito no Brasil – a comitiva limoeirense inicia a visita oficial amanhã aos órgãos públicos e culturais da cidade, como a visita a Caves Aliança, ao hospital público, participação em conferência na Universidade Sênior de Espinho, ao Centro Multimeios, Casa de Música e ao Santuário de Fátima. O prefeito João Dilmar se reunirá com empresários na Associação Comercial de Espinho, depois com o presidente da Junta de Freguesia de Paramos, onde haverá apresentação cultural para os brasileiros. A visita oficial terminará no próximo dia 2 de fevereiro.
O intercâmbio e a caracterização de cidades irmãs, definidos na geminação, teve início no ano passado, por meio de contatos e visitações entre autoridades dos dois municípios. O diplomata e professor José Flávio Sombra Saraiva e o escritor e poeta Gylmar Chaves, então Secretário da Cultura, foram idealizadores da geminação. “Espinho, em Limoeiro, foi das primeiras terras a serem regadas com o suor do rosto português nas duras labutas da criação de gado”, afirma o escritor e poeta Gylmar.
Intercâmbio entre as duas cidades teve início no ano passado, por meio visitas
Em agosto do ano passado, numa visita oficial a Limoeiro do Norte, José Barbosa Mota, presidente de Espinho, em Portugal, definiu a geminação como um passo a mais na consolidação do fraterno relacionamento entre os dois povos.
Após a consolidada cooperação, os dois municípios devem iniciar o intercâmbio de seus povos, notadamente pela cultura. Uma das sugestões é que grupos dos dois países viagem para ampliar o conhecimento, a exemplo de capacitação de jovens músicos locais por artistas da Casa de Música de Espinho, de Portugal. Daqui para lá, além dos atrativos econômicos – que gerem dividendos ao município – também há interesse dos portugueses de conhecer melhor a cultura local de Espinho, em Limoeiro, distrito devotado em Santa Luzia, cuja imagem é motivo de peregrinação religiosa.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121
Centro - CEP: 62930-000
(88) 3423.1165
FIQUE POR DENTRO
Relações diplomáticas por meio da geminação
A historicidade da 'geminação' conceitua o termo como um processo que cria relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, por meio dos quais cidades ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação. Mais do quea evidência no nome, a maioria das geminações de cidades segue o viés cultural. Todos os anos existem mais de 20 pedidos de geminação de municípios brasileiros com Portugal. Carta régia portuguesa do ano de 1762, determinava que os colonos portugueses adotassem nas áreas ocupadas de sesmarias os homônimos da terra natal.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabia que em Portugal, no Distrito de Viseu, existe um Municipio chamado Mangualde, que se localiza entre dois rios, que antigamente era uma comunidade pescatória, onde existiu uma forte emigração para o Brasil, aquando das Invazões Francesas, nos anos de 1810 e 1860. A cidade de Espinho, com quem o limoeiro do Norte se Germinou, é cidade à 36 anos e "nasceu" no ano de 1899!!!