quarta-feira, 25 de março de 2009

Limoeiro sediou Fórum Regional da Cultura do Vale

Pensar as políticas públicas culturais de forma regional, mas em que cada cidade cumpra sua responsabilidade: saber promover os agentes culturais locais. Do bumba-meu-boi à orquestra sinfônica, passando pelo artesanato, tem sempre alguma manifestação artística à espera de apoio.
E com a intenção de que cada cidade crie seu Sistema Municipal da Cultura, um dos passos para o recebimento de novos recursos, Limoeiro sediou, nesta terça-feira (24/03), o Fórum Regional da Cultura do Vale do Jaguaribe, reunindo secretários e produtores culturais de 17 municípios.
Coordenadora da Secult Rejane Reinaldo, em Limoeiro. Até abril, terá visitado 13 cidades. (Foto: Melquíades Júnior)
Das 184 cidades cearenses, apenas 97 possuem departamentos culturais ou secretarias municipais da cultura. “É um número muito baixo, e queremos que, até o fim de 2009, todos os municípios do Ceará possam ter um departamento de cultura ou a própria secretaria municipal”, afirma Rejane Reinaldo, coordenadora de gestão do Sistemas Estaduais da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado. Até o mês que vem, ela terá visitado 13 municípios-pólo, onde acontecem os fóruns regionais, de forma a cobrir todo o Estado.
O objetivo maior é que cada município, conforme orientação do Ministério da Cultura, tenha seu próprio Sistema Municipal da Cultura, “pois a partir de 2010 não pode concorrer a editais os municípios que não tiverem o seu sistema criado”, esclarece Renato Remígio, secretário da Cultura em Limoeiro, para quem “a gente precisa aprender a usar o uniforme coletivo, entender que o que culturalmente é bom para um município é bom para todos”, disse, referindo-se à integração regional entre produtores e pesquisadores culturais. Cerca de 80 deles estiveram no fórum.
Dentre as questões discutidas, o estímulo à participação de editais de incentivos à arte. Em parceria com a Secult, professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) ministrarão curso para elaboração de projetos culturais. Ensinarão os agentes a captarem dinheiro para os trabalhos.
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: