terça-feira, 10 de março de 2009

Estudantes e professores dos EUA visitam Limoeiro

Projetos sociais realizados em municípios cearenses despertam o interesse de estudantes e professores dos EUA.
Estudantes norte-americanos estiveram, no último fim de semana, entre Limoeiro do Norte e Aracati, visitando projetos sociais, trabalhos de artesanato e as propostas de turismo sustentável desenvolvido pelas comunidades. A comitiva era composta por 16 estudantes e cinco professores da Universidade Appalachian, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
O grupo esteve em Limoeiro, no último sábado, e foi recepecionado pelo secretário da Cultura e do Turismo, Renato Remígio. No roteiro, visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada, ao Museu Sacro — no sótão da igreja. À tarde, foi realizada visita à Central de Artesanato Zé Pequeno, que reúne os trabalhos dos artesãos do município limoeirense.
O grupo é de estudantes do curso superior em Empreendedorismo Social e, conforme o professor Martin Meznar, a proposta é conhecer os trabalhos sociais desenvolvidos no Brasil, e discutir as formas de cooperação internacional.
Louceiras da família Pequeno vão receber apoio para construção da coberta.
Assim, a primeira parceria dos jovens universitários é apoiar na construção da cobertura do forno para as louceiras da família Pequeno, na localidade de Córrego de Areia. O artesanato em barro é comprado pelo empresário norte-americano Esteve Hester, que veio com a comitiva. Há alguns anos o norte-americano compra peças ornamentais e utensílios de barro feito pela mestra da cultura Lúcia Pequeno e suas irmãos louceiras. A Universidade Appalachian faz parceria com a Universidade do Parlamento, da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
Intercâmbio cultural
Após a visita a Limoeiro do Norte, os estudantes estiveram em Canoa Quebrada, no litoral de Aracati, onde conheceram os projetos sociais com circo, artesanato, teatro, dança e pintura que envolve as comunidades praianas de Canoa Quebrada e também da Vila dos Estêvão.
Conforme o secretário Renato Remígio, a visita dos estudantes e professores propicia um intercâmbio cultural e de conhecimento. “Já os convidamos para o regresso a Limoeiro para quem deles que fizer estágio em empreendedorismo social no Brasil”. Na Capital, visitam as instalações da Assembléia Legislativa, a Universidade de Fortaleza (Unifor), Nutec, porto do Mucuripe e projetos sociais realizados em Fortaleza. A comitiva regressa para as EUA em 14 de março.
COMITIVA
16 estudantes e cinco professores integraram a comitiva de visitantes, vindos da Universidade Appalachian, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para municípios do Estado.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte
Secretaria da Cultura e do Turismo do Município
(88)3423.1965
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: