domingo, 1 de março de 2009

Ministro Mangabeira Unger visita Limoeiro do Norte

Cadeia Produtiva e Sociedade Civil se reunirá com o ministro Mangabeira Unger no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Roberto Mangabeira Unger, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, visita Limoeiro do Norte nesta terça-feira, 03 de março, dando prosseguimento a uma série de viagens pelo Nordeste, onde cumpre uma agenda pautada pela discussão de um novo projeto de desenvolvimento regional.
Em cada Estado, o ministro visita a capital e um município do Interior, com o objetivo de conhecer experiências exitosas nas áreas da agricultura irrigada, estímulos às pequenas e médias empresas, a associação entre o ensino médio e o técnico-profissional, a evolução dos programas de transferência de renda e a potencialização de vocações produtivas locais.
O ministro chega a Limoeiro do Norte às 8h30, quando irá conhecer o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e participará de uma reunião com representantes das cadeias produtivas e da sociedade civil do Vale do Jaguaribe. Na sede do campus as cadeias produtivas locais apresentarão à comitiva uma Mostra do Potencial Econômico do Vale Jaguaribano.
O ministro Mangabeira pretende buscar junto aos governos parcerias na implantação do projeto que pretende amenizar as desigualdades sociais manifestadas na ausência de alternativas de ascensão para parte significativa da população.
Em janeiro, o ministro visitou capitais e cidades dos Estados da Bahia, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Na visita, o ministro Unger destacou pontos que trazem ao Nordeste grandes possibilidades para a mudança do paradigma da Região, como a existência de experiências bem-sucedidas passíveis de serem reproduzidas, a renovação recente de forças políticas em muitos Estados e a disponibilidade de recursos para grandes obras de infra-estrutura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Deputado Ariosto Holanda comporá a comitiva do ministro, que trará a Limoeiro do Norte técnicos de outros ministérios e a imprensa internacional. O plano estratégico que Mangabeira Unger desenha, com foco no desenvolvimento do Nordeste, terá a contribuição de projetos do deputado Ariosto Holanda, como o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Região, o projeto de capacitação tecnológica da população e o programa Biodiesel Nordeste.
Informações: www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: