terça-feira, 3 de março de 2009

Exemplo de educação tecnológica que dá certo

Experiências de êxito no desenvolvimento do Vale do Jaguaribe serão conhecidas hoje por Mangabeira Unger. Tecnóloga de Alimentos, Marta Rochele, criou a própria fábrica de queijo em Limoeiro do Norte.
O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, visita nesta manhã o Interior do Ceará. Na sua missão está a definição de desenvolvimento regional, por meio da descentralização econômica e do conhecimento, em que não só as capitais, mas os interiores dos Estados sejam pólos atrativos de crescimento sustentável.
A cidade escolhida foi Limoeiro do Norte, onde confere os modelos de agricultura irrigada e de educação tecnológica, que já formou centenas de profissionais para o mercado de trabalho da área agrícola à tecnologia de ponta.
Chefe da secretaria com status de ministério e ligada à Presidência da República, Mangabeira está em visita ao Ceará a convite do deputado federal Ariosto Holanda, que participa dos planejamentos de desenvolvimento regional pensados pelo ministro. Na série de visitas que realiza pelo Nordeste, o ministro visita a Capital e um município do Interior, para conhecer boas experiências nas áreas de agricultura irrigada, estímulos às pequenas e médias empresas, o ensino técnico e superior tecnológico, o trabalho e de que forma se dá a transferência de renda.
Um celeiro de potencialidades, de um lado uma escola de tecnologia formando profissionais e capacitando estudantes de nível técnico, de outro um pólo agropecuário considerado dos mais economicamente promissores no Nordeste Setentrional. A visita de Mangabeira Unger acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Centec, depois chamado de Fatec e, em seguida, Cefet). Uma das primeiras escolas tecnológicas de grande porte no Ceará. Após a federalização, ocorrida no ano passado, outros cursos passam, agora em 2009, a somar o potencial de conhecimento tecnológico da região. Atualmente, são 900 alunos distribuídos em cursos técnicos e de graduação em Mecatrônica, Tecnologia de Alimentos, Irrigação e Drenagem e Saneamento Ambiental.
Na visita de hoje, o ministro se reúne com representantes de arranjos produtivos locais e com os prefeitos do Vale do Jaguaribe. À comitiva ministerial, que inclui representantes de outros ministérios e da imprensa nacional, será apresentada a Mostra do Potencial Econômico do Vale Jaguaribano. São casos exitosos envolvendo pequenos produtores que, por meio da agricultura, da pecuária, da piscicultura ou do artesanato, por exemplo, dinamizam o mercado cearense e transferem renda para a população mais carente da região.
O modelo de desenvolvimento que potencializa a pequena produção é uma das bandeiras do projeto de desenvolvimento de Mangabeira Unger para o Nordeste.
Exemplo de educação tecnológica que dá certo, a tecnóloga de alimentos Marta Rochele, 26 anos, é, também, empresária. Comanda suas duas fábricas de queijo industrial, em Limoeiro do Norte. Com os conhecimentos aprendidos no Instituto (à época Centec), Marta emprega outras seis pessoas, na produção de queijo.
Mais informações:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campus Limoeiro do Norte
(88) 3423.6900

Fonte: Diário do Nordeste / Repotagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: