segunda-feira, 23 de março de 2009

Eixão da Integração: Pessoas sofrem pela falta d’água, mesmo com tanta água por perto

Na preocupação de levar água do Sertão para o Litoral, os idealizadores do projeto se esqueceram de quem tem sede, literalmente, no meio do caminho.
Neste domingo, 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água, e é importante chamar a atenção para a questão hídrica do Ceará. Na quinta feira (19/03), Dia de São José, Padroeiro do Ceará, aproveitou-se o simbolismo da data para dar mais um passo na estruturação do sistema hídrico do Estado do Ceará, com a inauguração, em Pacajus, dos trechos II e III do Eixão da Integração (Canal da Integração).
A solenidade contou com a presença da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, que anunciou mais R$ 3 bilhões do PAC para a construção de mais duas barragens (Figueiredo e Taquara) e uma adutora que atenderá o Complexo Industrial do Pecém.
Promete-se para fevereiro a conclusão de mais da metade da construção do Canal da Integração, com a finalização dos trechos dois e três da obra, envolvendo um investimento de R$ 600 milhões.
A obra, em sua totalidade abrange 255 quilômetros de extensão, cruzando os municípios de Alto Santo, Jaguaribe, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Limoeiro do Norte, Ocara, Cascavel, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. Está planejada para dar sustentabilidade hídrica ao Ceará até 2030, mesmo em períodos de estiagem.
Informações: OPOVO.com.br
População esquecida
Na última sexta-feira (20/03), o programa “Mais Você”, da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga, exibiu uma reportagem que mostra um lado triste desta grande obra.
Diante de um “mar de águas”, moradores ao longo do Eixão da Integração não tem acesso e sofrem pela falta d'água, mesmo com tanta água por perto.

Um comentário:

Teresa Augusto Shanor disse...

Olá, Valdemir Reis!

Infelizmente a incoerência se faz presente em todos os setores da nossa sociedade e quando se trata de administração pública, não é diferente e causa descrença total.

Agradeço sua visita carinhosa. É uma honra tê-lo em meu cantinho.
Bençãos de Luz e Paz em seus caminhos!

Uma ótima semana.

Abraços.