terça-feira, 28 de abril de 2009

Governo autoriza ampliação do IFCE de Limoeiro

O governador Cid Gomes assinou neste sábaldo (25/04) ordem de serviço para ampliação do IFCE de Limoeiro do Norte.
No último sábado (25/04), o governador Cid Gomes esteve no município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, para assinar a ordem de serviço da ampliação do prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Limoeiro do Norte (IFCE).
Além das novas instalações, foi dada a ordem de serviço para a construção de um Ginásio Poliesportivo no anexo e a reforma do prédio que atualmente abriga o IFCE. O governador destacou a parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal na ampliação e melhoria dos centros de Educação Tecnológica no Estado.


Atualmente, o Ceará conta com cinco institutos ligados a área, a partir das parcerias esse número aumentará para 22 institutos em diversos municípios cearenses. Segundo Cid, os planos governamentais é de interiorizar o desenvolvimento do Estado a partir da Educação. “O trabalho do IFCE, assim como de outras instituições que estão sendo implantadas são o grande exemplo da tentativa dos gestores em amenizar a defasagem no Ensino Superior que existe em nosso Estado”, destacou Cid.
Para a construção das novas instalações do Instituto de Limoeiro do Norte, que inclui uma incubadora que abrigará 20 empresas de base tecnológica, e do Espaço Poliesportivo, com ginásio coberto, campo de futebol com pista de atletismo e arquibancada, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão. Para a reforma do antigo o prédio foram investidos R$ 419.965,31.
De acordo com o reitor do Instituto, Cláudio Ricardo, o laboratório será de fundamental importância para a região, já que permitirá a ampliação nas pesquisas e servirá de espaço técnico para os produtores de todo o Vale do Jaguaribe.
Sobre os investimentos do Governo Estadual na Educação, o governador também citou a instalação de 101 escolas profissionalizantes que irão beneficiar os jovens cearenses de todo o Estado. Além das 51 já construídas, mais 20 serão instaladas ainda este, sendo uma delas em Limoeiro do Norte, e 30 novas escolas até o final do Governo. “O único caminho seguro para o desenvolvimento do Ceará é investir na Educação”, destacou.
Sobre o Instituto
No prédio que atualmente abriga o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, funcionava o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), através de uma organização social de direitos privados, ligados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.
O Centec de Limoeiro ofertava quatro cursos de nível médio superior (mecatrônica industrial, tecnologia em alimentos, irrigação e drenagem e saneamento ambiental) e quatro cursos de nível técnico (mecânica, meio ambiente, eletroeletrônica e fruticultura).
Após a federalização, ocorrida em 2008, além dos 8 cursos já ofertados o IFCE, a partir do segundo semestre de 2009, ofertará dois novos cursos de nível superior (agronegócio e nutrição), aumentando o número de vagas de 818 para 1.073.
Segundo o diretor do IFCE, José Gadelha, o Estado deu uma grande contribuição na federalização da unidade, "o que garantirá a ampliação de seus serviços em prol dos cearenses”.
Informações: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Um comentário:

Belo disse...

Alex


Vai ao http://www.angolabelazebelo.com/

que tens lá uma prenda para o teu blog.

Um abraço
Belo