quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vale do Jaguaribe registra chuvas diárias

Chove praticamente todos os dias na região do Vale do Jaguaribe, para alegria dos agricultores.
A maior sensação de calor e de poucos ventos não movendo “uma palha” nos últimos dias deu em chuva no Vale do Jaguaribe, onde tem chovido praticamente todos os dias. Em cidades como Jaguaribe, Russas e Limoeiro do Norte, as chuvas, inclusive com trovoadas, têm ocorrido no início do dia.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta para mais e maiores precipitações nessa região e no Cariri. Os dias anteriores de pequena estiagem foram explicados pelo movimento dos ventos impedindo a formação de nuvens. A atual baixa pressão possibilitou a volta das chuvas, para alegria dos agricultores.
Além de alegria as chuvas também trouxeram transtornos para os moradores, já que algumas ruas, sem estrutura, ficaram alagadas.
Quando o sertanejo olha para o céu e vê as nuvens passando rápido e tem a impressão de que “o vento carregou a chuva”, está com fundo de razão. Uma maior pressão das massas de ar, ocasionando ventos, impede a formação de nuvens e, por tanto, o processo até a condensação de água em chuva. Foram movimentos descendentes, em direção à região jaguaribana, parte do Sertão Central e ao Centro-Sul do Estado, que até os últimos dias de março estavam impedindo uma maior precipitação nos municípios daquela região. Conforme o meteorologista da Funceme, Paulo Barbieri, essas regiões estavam sofrendo uma alta pressão, que agora baixou e possibilita chuvas, com previsão de mais água nas próximas 48 horas.
A Funceme continua com os mesmos prognósticos: chuva acima da média no Interior, à exceção do Cariri, onde deve chover na média por todo o período — em outras palavras, chover menos que no ano passado. O fenômeno da seca verde já preocupa em algumas regiões. Em outras regiões do Ceará chove, mas não a contento para o plantio em sequeiro. Pior para os agricultores, os mais prejudicados com a distribuição irregular de chuvas. Na primeira quinzena de abril de 2007 — com período chuvoso parecido com o deste ano até agora — a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) já apontava perdas de 12,2% na safra do Estado. Mas, passados já quase dois meses do início do período chuvoso — 15 de fevereiro — a esperança ainda é de maior regularidade pluviométrica nas próximas semanas e, portanto, ainda cedo para estimar perdas de safra neste ano.
Em Limoeiro do Norte, desde o último domingo tem chovido regularmente, logo no início do dia, inclusive com trovoadas. A confirmar a previsão da Funceme, as chuvas serão maiores nos próximos dias. O alerta serve não só para quem vive em áreas de risco como para moradores mesmo do Centro da cidade, que sofrem com os alagamentos. Na Rua Capitão João Eduardo, a dois quarteirões da Prefeitura Municipal, poucos minutos de chuva são suficientes para alagar um de seus trechos. O problema antigo é apontado pelos moradores todos os anos e agravou-se com a construção de um novo calçamento em parte da rua, em nível mais alto, barrando as águas no terreno baixo.
Saneamento
Com o projeto de saneamento em vigor na cidade, prevê-se serviço de drenagem nos trechos mais críticos e, com isso, diminuição do transtorno público. Até lá, muitos pedestres chegam a pedir carona aos motoristas só para atravessarem as poças de água nas ruas da cidade que tem o relevo mais plano na região do Vale do Jaguaribe.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: