terça-feira, 7 de abril de 2009

Prefeitura de Limoeiro assina termo de adesão ao Programa Primeiro Passo

Programa beneficiará 60 jovens do município de Limoeiro do Norte.
O Prefeito Municipal de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva assinou o Termo de Compromisso entre Estado e Município para o Projeto Primeiro Passo neste ano.
O encontro aconteceu no último sábado (04/04), em Beberibe. Adolescentes a partir de 16 anos de idade podem se encaixar em uma das três linhas de ação do programa: Jovem Bolsista, Jovem Estagiário ou Jovem Aprendiz. Um dos requisitos para o candidato é que ele esteja estudando em Escola pública.
Além do prefeito Dilmar, o Secretario de Ação Social Pedro Luciano, técnicos da secretaria e mais 45 jovens do projeto Juventude Empreendedora participaram do evento. O programa é iniciativa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o município e beneficiará jovens, sendo 20 vagas para o programa jovem estagiário, 20 vagas para o programa jovem bolsista e 20 vagas para o programa jovem aprendiz. Para ser Jovem Bolsista, o candidato deve ter de 16 a 21 anos e estudar no ensino fundamental ou até o 2º ano do ensino médio.
A segunda linha do programa é o Jovem Estagiário, que tem período de um ano. Os jovens devem ter de 16 a 21 anos e devem estar cursando o ensino médio. Depois de uma seleção, o adolescente cadastrado é encaminhado a empresas públicas ou privadas que mantêm convênio com a STDS. É feito um contrato de estágio. As empresas privadas pagam meio salário mínimo mais vale-transporte. A STDS se responsabiliza por dar orientações quanto ao trabalho, como postura e vestimenta.
Para ser Jovem Aprendiz, é preciso ter de 16 a 24 anos de idade e estar no ensino médio. Também tem o período de um ano. São seis horas diárias de capacitação: duas horas no curso e quatro em uma empresa. À noite, o jovem deve estudar. Nesta categoria, também são repassadas informações sobre administração, técnicas de venda, almoxarifado e auxiliar administrativo. O jovem tem a carteira de trabalho assinada.
Fonte: www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Nenhum comentário: