segunda-feira, 20 de abril de 2009

Saneamento é tema de encontro em Limoeiro

O evento discutiu o saneamento básico dos municípios ribeirinhos da bacia que será atingida pela transposição.
Depois do consórcio intermunicipal para a construção de aterro sanitário, os municípios se unem para discutir suporte técnico e financeiro na implantação de seus projetos de saneamento básico. No último dia 17, aconteceu o “Encontro de Prefeitos da Área de Influência da Transposição do Rio São Francisco”, em Limoeiro do Norte, com lançamento da pedra fundamental da construção do Laboratório Regional de Controle de Qualidade da Água dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Ceará (Cisan/SUL).
Obras de saneamento básico de Limoeiro do Norte, município que será a sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Ceará (Cisan/SUL).
Os municípios querem estar preparados para as águas que vão receber com a transposição do Rio São Francisco. No entanto, para otimizar o abastecimento, a quantidade de água deve ser acompanhada de organização na distribuição e na qualidade do produto. A maioria dos municípios do Ceará não possui saneamento básico. No caso de Limoeiro do Norte, a construção da obra de saneamento não se dá por meio do consórcio, mas a integração de municípios será importante na manutenção e na regulamentação do serviço.
O Laboratório Regional atende ao Programa Apoio ao Controle da Qualidade a Água para Consumo Humano, que apóia os serviços de qualidade compatível com o estabelecido na legislação vigente visando à promoção da saúde. Permitirá o controle da qualidade da água conforme determina o Ministério da Saúde. Estão previstos, por meio do PAC/Funasa, investimentos de R$ 5,8 milhões com projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário para os municípios cearenses adjacentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PIRSF). O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, esteve em Limoeiro para lançar a pedra fundamental.
Fazem parte do consórcio, que terá sede em Limoeiro do Norte, os municípios de Banabuiú, Brejo Santo, Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jaguaribe, Aiuaba, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Milhã, Morada Nova, Quixelô, Solonópole Quixeramobim e São João do Jaguaribe.
Pelo sistema integrado, os municípios poderão promover compra conjunta de equipamentos, materiais, e apontar equipes técnicas em comum.
O Encontro de Prefeitos foi realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), a partir das 15 horas, com a finalidade de discutir o sistema de saneamento básico dos municípios ribeirinhos da Bacia Hidrográfica do Nordeste Setentrional, bacia que será diretamente atingida pela Transposição do Rio São Francisco.
De acordo com o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar, a formação de consórcios é uma das grandes formas de resolver os problemas financeiros municipais.
Mais informações:
Prefeitura do município de Limoeiro do Norte
(88) 3423.1165
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: