segunda-feira, 6 de abril de 2009

Limoeiro do Norte ganhará pista de skate de 400m²

Ao todo, 20 municípios cearenses irão receber os equipamentos até 2010. O Ceará é pioneiro na gestão da modalidade esportiva e se configura como o 2º maior pólo do skate no Brasil.
A iniciativa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) é pioneira no País por firmar a primeira gestão brasileira na expansão e no desenvolvimento social da modalidade. “Com a conclusão das demais pistas, o Ceará concentrará o segundo maior pólo do skate no País, atrás apenas de São Paulo”, revela Fernando Casasco, o “Frewka”, diretor da FlyHamp Skate Parks.
Nova pista de skate em Campos Sales já está em fase de conclusão para inauguração na próxima semana.
O plano de ação, com recursos totalizados em R$ 1.997.523,14, de acordo com o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do Governo do Estado, atende todas as nove macrorregiões do Ceará. “Utilizamos o esporte como ferramenta de inclusão social e de melhoria na qualidade de vida. O skate, por exemplo, é altamente educativo por desenvolver aspectos positivos ao corpo e à mente, tais como equilíbrio e coordenação motora, além de estimular a criatividade, velocidade, concentração, disciplina e auto-confiança. Aprender com o skate, com o cair e o levantar, é aprender para a vida. Afinal, o treinamento diário do skatista é enfrentar desafios”, afirma o secretário estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa.
E não é para menos. Segundo pesquisa realizada em 2006 pelo Datafolha, existem no Brasil 3,2 milhões de praticantes do skateboard, representando aproximadamente 6% dos domicílios brasileiros. Infelizmente, boa parte desses executam manobras radicais em locais não apropriados.
Ainda este ano, serão disponibilizados equipamentos em Iguatu, também com área de 600m²; Quixadá, Tauá, Maranguape e Caucaia com 500m²; Amontada, Canindé, Campos Sales, Aquiraz, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Fortaleza com 400m². Em fase de licitação e conclusão prevista para 2010, estão as pistas em mais sete: Camocim, Fortim, Crateús, São Benedito, Jaguaribe, Mombaça e Crato. “A distribuição pelos municípios foi realizada observando condições estruturais e populacionais, através de índices como o IDH e o IDM”, observa Ferruccio.
Informações: Diário do Nordeste

2 comentários:

Mateus Costa disse...

Muito massa a questão da pista de Skate.
Parabéns pelo seu blog.
Mateus, Itapetinga-BA, Brasil

roberto disse...

pq esso povo só fala em pista de skate... tem bike e patins tbm...