sábado, 11 de abril de 2009

Seminário de Combate à Violência de Gênero

Limoeiro do Norte sediará na próxima semana o Seminário Regional de Combate a Violência de Gênero promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Conselho Estadual de Políticas para a Mulher, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte/SMDSC e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O evento acontecerá na FAFIDAM quinta e sexta-feira, dias 16 e 17 de abril.
O encontro visa não só a capacitação dos envolvidos, mas a participação dos diversos setores da sociedade que também trabalha com esta problemática. O evento trará palestras com os temas: “Entendendo a questão de gênero”, “Apresentação da rede de atendimento a mulher vitima de violência”, “Legislação pertinente a questão de gênero”, bem como estudo de casos e proposição de novas posturas pessoais e profissionais.
Violência de gênero
A violência de gênero, termo que consideramos mais adequado para analisar as relações violentas de gênero, é praticada geralmente por aquele que possui maior parcela de poder numa relação e resulta da dita superioridade masculina transmitida pela cultura sexista de nossa sociedade, que apregoa estereótipos de força, virilidade e potência.
É um tipo específico de violência que vai além das agressões físicas e da fragilização moral e limita a ação feminina. É muito mais complexa do que a violência doméstica, pois não acontece somente entre quatro paredes, mas se faz presente em todos os lugares, por alegações aparentemente fúteis. Carrega uma carga de preconceitos sociais, disputas, discriminação, competições profissionais, herança cultural machista, se revelando sobre o outro através de várias faces: física, moral, psicológica, sexual ou simbólica.
A violência contra as mulheres, antes vista como uma questão pertencente à esfera privada, a partir de meados da década de 1980 passou a ser apreendida de maneira mais complexa. Como resultado do trabalho dos movimentos feministas para que o Estado reconhecesse a necessidade da criação de órgãos especializados em atender às vítimas de violência e proporcionasse um tratamento legal ao assunto, veio à tona um problema que é cultural, social e público.
Informações: www.limoeirodonorte.ce.gov.br

Um comentário:

Valdemir Reis disse...

Valeu Alex. Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa em sua homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos Brindes, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar o seu merecido “ PRÊMIO” , que você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar um feliz e abençoado fim de semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis