terça-feira, 14 de abril de 2009

Limoeiro do Norte receberá visita de autoridades da cidade portuguesa de Espinho

Próximo dia 26 de abril de 2009, o presidente da Câmara Municipal de Espinho (Portugal) e representantes das Juntas, viajam para o Brasil em visita à cidade de Limoeiro do Norte.
Em janeiro de 2009, uma delegação do município brasileiro de Limoeiro do Norte visitou o concelho de Espinho para ratificar o acordo de geminação entre as duas autarquias. Na oportunidade, a delegação brasileira incluiu o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva – que se fez acompanhar pela mulher, a psiquiatra Célia Costa Lima (Secretária de Saúde do município) –, a técnica do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, Fátima Barroso, e do, até então, secretário da Cultura e do Turismo, o escritor Gilmar Chaves. Agora, é a vez dos espinhenses visitaram o município brasileiro.
No próximo dia 26 de Abril, uma delegação constituída pelo presidente da Câmara Municipal de Espinho (POR), José Mota, e pelos representantes das Juntas de Freguesia do concelho partem para Limoeiro do Norte, após convite dos autarcas brasileiros, numa estadia que vai durar cerca de 12 dias.
João Dilmar e José Mota em sessão solene presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho (POR), no dia 30 de Janeiro, onde ratificou o acordo de geminação recentemente celebrado no Brasil entre as duas autarquias.
Despesas da viagem
Abel Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, garantiu ao Jornal de Espinho que ainda não está nada definido sobre quem iria arcar com as despesas da viagem. O chefe do executivo silvaldense explicou que o convite para esta viagem já lhe tinha sido feito em Janeiro, na ocasião da visita dos brasileiros ao concelho e a Silvalde. Entretanto, esse convite foi reafirmado por intermédio de José Mota, e o autarca aceitou.
Rui Torres se viu impedido de aceitar o convite do prefeito do Limoeiro do Norte pelo fato da visita ser tão prolongada. “Não posso me ausentar tanto tempo por causa da minha agenda pessoal e profissional”, afirmou. No entanto, a Junta de Freguesia de Espinho vai estar representada pelo seu secretário, António Manuel Oliveira.
De acordo com Rui Torres, as despesas da viagem vão ser custeadas pelas autarquias, quer pela Câmara Municipal, quer pelas juntas de Freguesia e prefeitura de Limoeiro do Norte.
Visita no âmbito da geminação
Américo Castro afirmou o mesmo, não sabendo nada sobre as despesas. O presidente da Junta de Freguesia de Paramos aceitou também o convite feito pelo prefeito de Limoeiro do Norte ao presidente de Câmara Municipal, e aos restantes autarcas espinhenses. O chefe do executivo paramense explicou que a visita se insere nos objetivos da geminação e, por isso, decidiu vir.
Alfredo Rocha ainda está a ponderar se fará parte da comitiva espinhense ou não. Contatado pelo Jornal de Espinho, o autarca de Guetim explicou que teria ainda que ver se conseguiria conjugar a viagem com a sua vida profissional, mas, em princípio, deverá integrar a delegação.
Agenda impede viagem de mais autoridades
Napoleão Guerra não vai integrar a comitiva que partirá de Espinho rumo ao Brasil. O presidente da Junta de Freguesia de Anta confirmou essa decisão, explicando ser impossível se deslocar de Espinho por motivos profissionais e pessoais. No entanto, garantiu que “gostaria muito de ir” e manifestou o seu apoio aos integrantes da delegação.
O Jornal de Espinho tentou contatar José Mota, através da sua Chefe de Gabinete, mas, até ao fecho desta edição, não teve qualquer tipo de resposta por parte do presidente da Câmara Municipal de Espinho sobre o assunto.
Fonte: Jornal de Espinho / Reportagem: Lília Marques

Nenhum comentário: