sábado, 10 de janeiro de 2009

Charges

Durante a campanha eleitoral de 2008, nosso blog exibiu uma charge dos quatro candidatos que disputaram o cargo de Prefeito de Limoeiro do Norte.
As sugestões para novas charges podem ser enviadas para o e-mail: limoeiroblog@hotmail.com
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo cômico. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.
As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os dias atuais. (Wikipedia)

Nenhum comentário: