sábado, 31 de janeiro de 2009

Buchada da Adélia resgata o carnaval tradicional

Em 2009, a Buchada da Adélia anima os foliões nos dias 31 de janeiro, 07, 14 e 20 de fevereiro, e terá dois dias de baile de clube na peixada do Bezerra durante o carnaval.
A Buchada da Adélia vai à praça no seu 8º ano, o movimento foi iniciado em 2002 por Jerônimo Osterne e Lúcio Holanda, com o objetivo de resgatar o carnaval tradicional e realçar valores, pessoas e a cultura de Limoeiro do Norte.
Inspirado nos carnavais de Olinda-PE, a buchada percorre o centro histórico de Limoeiro puxado pela bandinha da cidade, e vai arrastando o povo pelas ruas, animadamente ao som de frevos, sambas e marchinhas.
O nome “Buchada da Adélia” é uma homenagem a Dona Adélia, pessoa do povo que por muitos anos vendeu as suas buchadas nas calçadas no mercado central, tornando-se assim uma das figuras vivas do nosso folclore.
A cada ano, é escolhida uma pessoa da cidade que tenha fortes ligações com a folia ou que também faça parte do folclore local, e que esteja viva para ser homenageada na forma de um boneco gigante caricaturado. Nessa linha já foram caricaturados o Cazuza, Josué, Zé Mendes, Raimundo Saraiva, Mazé Faheina, Raimundo Gondim e, agora em 2009, será homenageado o Dr. Ary.
A população de Limoeiro adotou a “Buchada” como sua, e o movimento foi reconhecido pelo município em 2006, quando a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Lei 1.310, de 14 de dezembro de 2006, que inclui a “Buchada da Adélia” no calendário de eventos oficias do município.
A Buchada é mantida pelo IPTP – Instituto de Preservação de Tradições Populares que é formado por pessoas de Limoeiro que tem interesse na cultura local, em torno de 50 sócios e é patrocinada por empresas tais como: SR Ótica, Cimento Zebu, Filtros João de Barro, Talentvs, Unicred, do Escritório de Contabilidade de Jerrivan Filho, Caju Produções Artísticas, e conta com o valoroso apoio de todas as emissoras de rádio da cidade, da TV Diário, do Diário do Nordeste, Jornal o Povo e, eventualmente, da Secretaria da Cultura Estadual e do Município.
Solidariedade
Mesmo envoltos no clima de folia, todos os anos os organizadores do bloco arrecadam donativos no intuito de ajudar Dona Adélia.
Os foliões que desejam colaborar, podem fazer a doação de utilidades e alimentos não-perecíveis qualquer dia durante o evento, na barraca “Aconchego” (com o César), na Praça da Assunção.
Contato:
(88) 9964-9592 – Jerônimo Osterne
(85) 8701-6566 – Lúcio Holanda
Sócios da Buchada
Fundadores:
Jerônimo Osterne, Lúcio Holanda, Adil Noronha, Jacinta Pitombeira, Afonso Neto, Ana Laura, Carlinhos Celedônio, Célio Paulino, Geíza, Cláudio César, Cláudio José, Delano Jepherson, Edberg Magalhães, Eriberto Mendes, Fábio Nogueira, Gerson Saraiva, Lena Gondim, Glória de Lourdes, Gutemberg Moreira, Inácio Braúna, Leó Maia, Majela Colares, Manoel Maia, Marcelino Queiroz, Paulinho Pinheiro, Paulo Franco, Jamille Ipiranga, Pe. Pitombeira, Tárcio Costa, Valdir Alves, Valério Freire, Vandick Maia, Vandick Paiva, Vicente José, Zé Bezerra.
Novos Sócios:
Aparecida Maia, Antônio Pitombeira, Arivan Lucena, César Maia, Christiane Maia, Fernando Lima Verde, Silvana Lima Verde, Expedito Araújo, Gilberto Maia, Gilvan Moura, Hélio Herbster, Ivan Remígio, Jerivan Filho, Lindenor Maia, Luiz Costa, Mariano Belmino, Máximo Sales, Raimundo Nilson, Otávio Saldanha, Silvânia Rabelo, Paulo Gleber, Marluce Angélica, Rameres Régis, Renato Remígio.
Percurso
Colaboração: Lúcio Holanda

Nenhum comentário: