sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Açudes terão volume de 67% em janeiro de 2009

Com a aproximação da quadra chuvosa, ainda é grande o volume de água nos açudes cearenses, causando preocupação aos moradores ribeirinhos.
O Ceará vive a época de maior evaporação em seus açudes. Durante o último trimestre, a perda de volume armazenado por vaporização cresce e se prolonga até o começo das chuvas. A previsão sobre o nível dos reservatórios para o fim da seca e início do inverno foi divulgada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh).
O cálculo projeta que, em 1º de janeiro de 2009, o volume estaria em torno de 67%, patamar considerado confortável pela companhia. Esta é a data-referência para a transição entre o período de estiagem e o chuvoso. A projeção supera a acumulação registrada no primeiro dia de 2008: 46,52%, patamar tido como de alerta. Os dados são referentes aos 130 açudes monitorados pela Cogerh em todo o Ceará.
Segundo a Cogerh, o Ceará deve começar 2009 com mais água do que havia no início de 2008. (Imagem aérea do Açude Castanhão)
O recorde de armazenamento hídrico do Ceará foi batido no ano de 2008. A acumulação, na primeira semana de junho, atingiu 85,8% e superou a antiga marca, de 2004. O nível em outubro de 2008 girava em torno de 76%, e ainda estava no patamar confortável, mesmo durante o ápice da evaporação e um semestre após o fim das chuvas. "É uma boa reserva. Dá uma certa tranqüilidade para os dois próximos anos, desde que o consumo seja esse que temos hoje", adverte o presidente da Cogerh, Francisco Teixeira. "É claro que podemos ter problema em algum açude menor. Mas nos maiores, não", completa.
Os quatro maiores reservatórios do Ceará, em outubro de 2008, estavam entre os patamares confortável e muito confortável. O Castanhão, no Médio Jaguaribe, e o Orós, no Alto Jaguaribe, estavam com 83,9% e 91%, respectivamente. São os dois maiores açudes. "O Castanhão deve terminar o ano com aproximadamente 75%. E o Orós entre 75% e 80%", adianta Teixeira. Ambos representam 48% de todo o potencial hídrico do Estado. "Desde que o Castanhão foi construído, diminuiu muito a demanda que tinha o Orós", comenta o presidente, explicando o volume ainda alto do açude.
A evaporação, ele admite, é o maior obstáculo para uma boa gestão dos recursos hídricos. "A gente tem capacidade para armazenar 17,8 bilhões de metros cúbicos. O problema é que, com a evaporação e as sangrias, muita água vai embora. Usamos somente 20% disso", afirma. "Estamos com sorte porque tivemos bons invernos em 2004 e 2008. Mas quem garante que, no ano que vem, teremos boa chuva? É sempre bom lembrar que a década passada foi horrível. É importante o uso racional da água", aponta.
Água
De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), são 1.496.372 residências abastecidas com água dos açudes e, em alguns casos, poços ou rios. O órgão responde pelo fornecimento de 149 das 184 cidades cearenses. No restante do Estado, é responsabilidade dos municípios.
SAIBA MAIS
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deve anunciar, em 10 de janeiro, a previsão sobre a quadra chuvosa de 2009.
Onze açudes serão construídos no Ceará até 2010, aumentando em quase 10% o potencial hídrico do Estado.
Fonte: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado - Cogerh
Leia mais

Nenhum comentário: