sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“Consórcio do Lixo” define diretoria

Os consórcios para criação de aterros sanitários no Interior dinamizam a agenda de reuniões nos municípios.
Reunião com prefeitos sobre o consórcio do lixo, no município de Limoeiro do Norte.
(Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Marcelo Cabral)
Em reunião realizada no Centro de Ensino Tecnológico de Limoeiro do Norte, foram escolhidos o presidente, vice e demais diretores do Consórcio Municipal de Aterro de Resíduos Sólidos - Unidade Limoeiro (Comares-UL), popularmente conhecido como “Consórcio do Lixo”. Também foi discutida uma série de assuntos relacionados à operacionalização do consórcio, que visa principalmente a preservação do meio ambiente e a conservação do lençol freático da região compreendida entre os municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Quixeré, Potiretama, Morada Nova, Palhano, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte. Neste último município ficará sediado o aterro sanitário para onde deverão ser enviados os resíduos sólidos dos demais.
Para explicar todo o funcionamento do consórcio e presidir a sessão que elegeu o prefeito de Limoeiro, João Dilmar da Silva, presidente do Comares-UL, esteve presente a diretora do Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC), advogada Regina Lúcia de Pinho Rego. Já o posto de vice-presidente do Comares-UL ficou com o prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas. Por meio de audiovisual, Regina Rego demonstrou como deverá funcionar o consórcio, a fim de que não haja a contaminação do solo, das nascentes e rios da região, pelo chorume resultante da decomposição do material depositado nos lixões existentes a céu aberto.
Novo encontro
Além de João Dilmar e Raimundo Cordeiro, também estiveram presentes à reunião os prefeitos Gláuber Barbosa de Castro (Morada Nova), Francisco Nilson Freitas (Palhano), Otacílio Bezerra de Menezes (Iracema), José Carlos Nobre Freire (São João do Jaguaribe), bem como representantes dos outros cinco municípios que compõem o Comares-UL. Ao final da reunião, ficou decido que, no próximo dia 4 de fevereiro, será realizado um novo encontro dos representantes destes 11 municípios, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT) de São João do Jaguaribe, situado na Rua Joaquim Ferreira, S/N, visando discutir o estatuto do Comares-UL, bem como a possível sugestão de emendas.
Para a diretora do IDC, estas reuniões são de grande importância para a implantação e o perfeito funcionamento dos Comares que deverão ser colocados em prática em outras regiões do Ceará. “Assim como ocorreu esta reunião, outras semelhantes deverão acontecer em diversas cidades interioranas, uma vez que é desejo do Governo do Estado que a realização desses consórcios se estenda a todos os 184 municípios cearenses”, disse, lembrando, ainda, que muitas prefeituras não têm condições de manter aterros sanitários de forma individual e que, com a realização de consórcios, tudo fica mais fácil e não há o surgimento de lixões a céu aberto que tanto degradam o meio ambiente e poluem os mananciais dos rios.
De acordo com Nélson Martins, prefeito de Ererê, a formação do Comares-UL é de suma importância para o seu município. Ele afirma que, atualmente, o chorume resultante dos resíduos sólidos de sua cidade corre para o Açude Santa Maria, provocando sua contaminação. “Com o Consórcio do Lixo, isso deixará de existir, facilitando o tratamento da água para nossa população”, destacou. O prefeito de S. J. do Jaguaribe, José Carlos Freire, também destacou a importância da iniciativa na região.
RESÍDUOS
11 municípios integram o Consórcio Municipal de Aterro de Resíduos Sólidos - Unidade Limoeiro (Comares-UL), conhecido como "Consórcio do Lixo". O prefeito de Limoeiro, João Dilmar, é o presidente.
Mais informações:
Instituto para Desenvolvimento de Consórcios
(IDC)
Avenida Barão de Studart, 2360, sala 1403, Torre Quixadá, Fortaleza, (085) 3246.1054

Nenhum comentário: