sexta-feira, 13 de março de 2009

Limoeiro do Norte registra chuva de 92mm

Choveu em 98 municípios até o começo desta manhã de sexta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme.
Uma chuva forte caiu sobre a cidade de Limoeiro do Norte na tarde desta quinta-feira (12/03). Segundo o boletim de chuvas da Funceme, a maior chuva registrada no Estado ocorreu no distrito de Bixopá, em Limoeiro do Norte, com 92 milímetros.
No mesmo município, também foi registrada uma chuva de 20,4mm na comunidade do Sítio Malhada. Ainda foram registradas chuvas em São João do Jaguaribe: 85mm; Cascavel: 69mm; Aracati: 64mm; Alto Santo: 63mm; Russas: 58mm; e Tabuleiro do Norte: 51mm.
Funceme explica formação de tornado em Jaguaribara
A população do município de Jaguaribara, localizado a 285 km de Fortaleza, ficou assustada, na tarde do último sábado (07/03), quando perceberam a formação de um tornado sobre as águas do Açude Castanhão.
O morador da localidade de Vila do Mineiro (a 35km da sede municipal), Raimundo Saldanha, fotografou o fenômeno e, como não tinha computador, descarregou as fotos na casa do sobrinho Luís Antônio Saldanha de Oliveira, na cidade vizinha de Jaguaribe, que enviou as imagens para a imprensa local, que entrou em contato com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que, por sua vez, explicou a formação do sistema.
Fenômeno assustou a população do município de Jaguaribara.
Segundo Luís Antônio, o tio narrou que o fenômeno aconteceu duas vezes naquela tarde, desaparecendo em minutos.
Quando o fato aconteceu não chovia, mas logo depois da passagem do "vendaval" houve uma chuva muito forte. Inicialmente, os moradores acreditavam tratar-se de "uma nuvem chupando água". A ocorrência, porém, não deixou estragos.
Segundo o meteorologista Namir Mello, as imagens mostram uma típica nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado. Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, associada a uma nuvem tipo “cumulonimbus”, já que estamos na estação chuvosa.
“No caso de uma nuvem funil tocar ao chão ela passa a ser chamado de tornado. O tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Quando tocado ao mar ele é chamado de tromba d’água, porém com as mesmas características. Normalmente a sua formação ocorre no final de tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens de chuva”, esclareceu Namir.
Fonte: FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Informações: Diário do Nordeste

Um comentário:

Jorge Henriques disse...

Salve Alex
Tudo bem
Aí em Limoeirão e região choveu muito mas, aqui no Rio de Janeiro, o clima está muito quente e espero que não caia temporais por causa desta temperatura elevada que só vem causar danos e transtornos à população.

Abraços