sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Limoeiro FC ganha recurso no TJDF e permanece na Primeira Divisão Cearense em 2010

Após o susto, a torcida limoeirense comemora a permanêcia do Jaguar do Vale na elite do futebol cearense em 2010.
O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF) acabou decidindo, na tarde desta quinta-feira (29/10), por unanimidade - sete votos a zero - que Guarani de Juazeiro e Limoeiro Futebol Clube devem disputar a Primeira Divisão do Campeonato Cearense em 2010.
Com isso, Tiradentes e Uniclinic, que, por meio de uma denúncia da procuradoria do Tribunal, entraram com uma ação no TJDF tentando tomar os lugares das duas equipes do Interior, deverão permanecer mesmo na Segundona no ano que vem.
Decisão unânime
A decisão do Pleno se fundamentou no argumento, mantido pelas defesas de Guarani e Limoeiro, de que a denúncia prescreveu, uma vez que foi feita com mais de 70 dias decorridos da suposta escalação irregular dos atletas - base da ação movida pelos dois clubes.
Uniclinic e Tiradentes haviam vencido a primeira instância da batalha judicial, no início do mês de outubro, ocasião em que também acusaram o Maracanã, além de Guarani e Limoeiro, de utilizar atletas irregulares na Segundona de 2009.
No entanto, os advogados de Tiradentes e Uniclinic, Fernando Cumaru e Dênis Luís de Abreu, afirmaram que a questão não está encerrada e prometeram recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Informações: Diário do Nordeste (caderno Jogada)
Domingo, dia 07/06/2009. Limoeiro 2x2 Uniclinic. Na foto, o time que entrou em campo na emocionante partida que garantiu o retorno do Limoeiro FC à elite do futebol cearense, contra o Uniclinic, com o estádio Bandeirão lotado.
Charge: Re-virada de mesa
As sugestões para novas charges podem ser enviadas para o e-mail:
limoeiroblog@hotmail.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Limoeirenses vão às ruas em protesto a morte de criança em ônibus escolar

A passeata percorreu as ruas do centro de Limoeiro do Norte, com protestos feitos por meio de faixas e cartazes, que clamavam por justiça.
A população da cidade de Limoeiro do Norte ainda está revoltada com a morte do menino Francisco Artur Farias Santiago, de apenas 2 anos e sete meses, que caiu no buraco que havia no piso de um ônibus escolar do município.
Cerca de 400 estudantes, familiares da criança e pessoas da comunidade realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (27/10), para clamar por justiça. A caminhada teve seu início na Praça da Rodoviária e parada obrigatória em frente à Prefeitura Municipal, com palavras de ordem e protesto. A segunda parada foi em frente ao Fórum, onde apelaram por justiça. O movimento prosseguiu até o sinal de contorno por traz do Banco do Nordeste, e foi concluído em frente à Câmara Municipal.
Durante todo percurso os manifestantes empunhavam bolas e lenços brancos, e cantavam refrões que simbolizavam o pedido de Justiça e Paz. No centro da cidade de Limoeiro do Norte as pessoas mostravam solidariedade e revolta, por meio de faixas e cartazes.
A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do município acompanharam os manifestantes para orientar o trânsito e viabilizar a segurança das pessoas.
Informações: OPOVO Online / Imagens: TVJAGUAR.com.br
*com a colaboração de Flávio Costa

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Manifestação popular nas ruas de Limoeiro

Moradores de Limoeiro do Norte realizam, na manhã desta terça-feira (27/10), uma caminhada reivindicando melhorias no transporte escolar do município, com concentração e saída da Rodoviária, e percorrendo as principais ruas da cidade.
Sendo esperada uma presença significativa de pessoas, a manifestação popular foi estimulada pela morte da criança de dois anos e sete meses, depois de cair de um transporte escolar contratado pela Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte.
Francisco Artur Farias Santiago estava indo com a mãe da localidade de Morros para a cidade de Limoeiro do Norte, onde fica a casa da avó da criança. Durante o trajeto, em que os dois pegavam carona, o menino caiu em um buraco que havia dentro do ônibus.
Segundo testemunhas, o piso do veículo havia quebrado e estava forrado apenas com um pedaço de papelão. A população continua revoltada com o caso, e cobra mais qualidade no serviço.
Também nesta terça-feira, será realizada uma audiência pública para debater sobre o Programa Estadual de Agrotóxicos. A audiência terá início às 09h00 no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), localizado à Rua Estevam Remígio, 1145, Centro.

domingo, 25 de outubro de 2009

Comoção e revolta no sepultamento da criança que caiu do ônibus escolar em Limoeiro do Norte

No enterro da criança, centenas de pessoas compareceram revoltadas com a forma que o acidente aconteceu. A família informou que motorista não teria ajudado a vítima.
Comoção e revolta durante o velório do pequeno Francisco Artur Farias Santiago, de apenas dois anos, que morreu na manhã da última sexta-feira (23/10), após cair de um buraco dentro de um ônibus escolar contratado pela prefeitura de Limoeiro do Norte.
O enterro do menino aconteceu neste sábado, por volta das 9 horas, no cemitério municipal da cidade e contou com a presença de centenas de pessoas entre familiares, amigos, e a comunidade local, todos revoltados com o descaso envolvendo a morte da criança.
A mãe da criança, Maria Derjalene de Farias, 35, ainda muito abalada, conversou com O POVO e informou que o motorista Antônio Marcos da Costa Teixeira, 44, não teria ajudado a vítima e continuou dirigindo o ônibus mesmo sabendo que a criança tinha caído do veículo. “Ele não parou o ônibus para ajudar meu filhinho. Eu tive que pular com o ônibus em movimento e quase cai também. Quando peguei o Artur no chão ele estava todo sujo de sangue e parecia que o pescoçinho dele tinha quebrado”, relatou a mãe da criança.
Maria Derjalene sempre viajava com o filho da localidade de Morros onde morava até o centro da cidade, para retirar o dinheiro referente ao benefício Bolsa Família de Francisco Artur. Ela informou ainda que o motorista continuou a fazer o transporte de outras crianças mesmo após a queda de seu filho.
O POVO tentou entrar em contato com o advogado de Antônio Marcos, mas até o fechamento desta edição não foi possível. Neste sábado foi feito uma perícia no veículo apreendido e o laudo pericial deve sair em até uma semana.
Artur estava com dois anos e sete meses e se preparava para entrar na creche. De acordo com o pai da criança, Francisco de Assis Santiago, 36, tudo estava sendo preparado para a entrada de seu filho único na escola. “Ele era muito esperto. Meu filho era lindo e fortinho. Nós queremos justiça. Alguém tem que pagar por isso”, informou.
Fonte: OPOVO Online

sábado, 24 de outubro de 2009

Começam as investigações sobre o caso da criança morta ao cair do ônibus em Limoeiro do Norte

O Detran realizou pericia, neste sábado (24/10), o transporte escolar, onde estava a criança de dois anos, morta depois de cair pelo piso do veículo, na última sexta-feira (23/10), em Limoeiro do Norte. O órgão informou que a fiscalização é responsabilidade de cada prefeitura e que os gestores devem exigir das empresas contratadas todas as medidas de segurança.
Francisco Artur Farias Santiago estava indo com a mãe da localidade de Morros para a cidade de Limoeiro do Norte, onde fica a casa da avó da criança. Durante o trajeto, em que os dois pegavam carona, o menino caiu em um buraco que havia dentro do ônibus.
Segundo testemunhas, o piso do veículo havia quebrado e estava forrado apenas com um pedaço de papelão.
O motorista parou o veículo e fugiu sem prestar socorro. O garoto chegou a ser socorrido no Hospital Regional de Limoeiro, mas já chegou sem vida à unidade. O ônibus é alugado pela prefeitura para transportar estudantes.
Veja abaixo a reportagem do “Diário da Manhã”, da TV Diário.

Motorista presta depoimento
O carro em que a criança estava era alugado pela prefeitura do município e usado como transporte escolar. Na última sexta-feira (23/10), o motorista do transporte prestou depoimento à polícia.
A população está informada e, agora, até as crianças temem utilizar o ônibus. Segundo o coordenador do Transporte Escolar de Limoeiro do Norte, Raimundo Waldir (foto), o ônibus já havia sido substituído, por ter se envolvido em um acidente em uma outra rota de transporte escolar.
"Por sinal, no momento, não sabíamos da existência dele nessa rota em que aconteceu o incidente", salientou.
"As providências no sentindo de apurar as responsabilidades que foram tomadas pela administração, logo teremos uma posição e o esclarecimento para a população e a família da vítima", completou o coordenador do transporte escolar do município.
Empresa contratada é responsável pela manutenção
A Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte divulgou, em nota, que os ônibus que transportam os alunos da rede pública do município foram contratados mediante licitação, vencida pela R&R Transportes. De acordo com o contrato, a empresa tem a obrigação de manter os veículos em perfeito estado de funcionamento.
A Secretaria informou ainda que estão sendo tomadas todas as medidas para a apuração das responsabilidades. A Procuradoria-Geral do Município está à frente do caso.
Diretor da empresa não é encontrado
A produção da TV Diário tentou ouvir a empresa “R&R Transportes”. Por telefone, um funcionário disse que o diretor Reginaldo Silva seria a única pessoa autorizada a falar sobre o acidente, mas que no momento ele não estava na empresa. O funcionário informou um número de celular, que não pertence mais ao diretor.
Informações: Portal Verdes Mares e TV Diário

Justiça absorve Sargento acusado de intermediar morte do radialista Nicanor Linhares

O sargento do exército foi o primeiro dos acusados a ser absolvido. Francisco Edésio de Almeida é acusado de ter intermediado a contratação de pistoleiros para assassinar o radialista Nicanor Linhares Batista, em Junho de 2003.
A Justiça absolveu, na noite desta sexta-feira (23/10), o réu Francisco Edésio de Almeida, acusado de envolvimento na morte do radialista Nicanor Linhares, em Limoeiro do Norte, em junho de 2003.
O Júri, que começou pela manhã desta sexta-feira, na 1ª Vara do Fórum Clóvis Beviláqua, terminou somente por volta das 22 horas, quando o juiz da Primeira Vara do Júri, Francisco Mauro Liberato, anunciou a decisão dos jurados. O Ministério Público (MP) deverá recorrer contra a absolvição do réu. Seis pessoas já se encontram presas, sendo acusadas de ter participação no crime.
Multidão lota ginásio em Limoeiro do Norte durante o velório do radialista Nicanor Linhares Batista, em 2003.
O momento mais tenso no Tribunal ocorreu durante o período da manhã, quando a defesa do réu chegou a discutir com uma das testemunhas de acusação, o ex-deputado estadual e ex-delegado da Polícia Federal, Paulo Duarte.
De acordo com o Ministério Público Federal, o assassinato do radialista aconteceu por causa de desavenças entre o comunicador e um desembargador do Tribunal Regional da 5ª Região, José Maria de Oliveira Lucena, devido a críticas feitas contra a prefeita do município e esposa de Lucena, Maria Arivan Lucena. Ambos teriam sido os mandantes do crime, segundo denúncia da procuradora da República, Cláudia Sampaio Marques, registrada em março deste ano. O filho da vítima, Kennedy Linhares, informou ao Jangadeiro Online que o desembargador e a prefeita devem ser julgados no próximo ano.
Executado
Nicanor foi morto com onze tiros, sendo três na cabeça. Dois homens encapuzados e armados teriam invadido o estúdio da Rádio Vale Jaguaribe, na noite 30 de junho de 2003, durante a gravação do programa “Encontro Político”, que ia ao ar diariamente na citada emissora. O radialista chegou inclusive a tentar trancar a porta do estúdio, mas os bandidos conseguiram arrombá-la.
Outros envolvidos no crime, identificados como o pistoleiro Cássio Santana de Sousa, Lidenor de Jesus Moura Júnior e Francisco José de Oliveira Maia já foram julgados e condenados. Outras cinco pessoas serão julgadas. Entre elas, a ex-prefeita do município de Limoeiro do Norte, Arivan Lucena, e o marido dela, o desembargador federal José Maria Lucena. Os dois são acusados de serem os mandantes do crime de pistolagem.
Informações: Jangadeiro Online, Diário do Nordeste e OPOVO Online

Criança morre em Limoeiro do Norte após cair de um buraco que havia dentro de ônibus escolar

Criança viajava com a mãe no coletivo e caiu no buraco que havia no piso e estava encoberto por um pedaço de papelão. (Foto: Portal Notícias do Vale)
A morte de uma criança, em decorrência de um acidente dentro de um ônibus destinado ao transporte escolar, causou revolta e comoção na população do Município de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe (205Km de Fortaleza).
O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (23/10), por volta das 6h30min, quando o garoto Francisco Artur Farias Santiago, de apenas dois anos e sete meses de idade, caiu no buraco que existia no piso do ônibus em que ele viajava na companhia da mãe e de outras crianças. O menino ainda chegou a ser socorrido. Foi levado ao Hospital Regional Dr. Lima Verde, porém, deu entrada já sem vida na Emergência.
A Polícia instaurou inquérito para investigar o caso. As primeiras informações davam conta de que o motorista do ônibus, pertencente à empresa "R&R Transportes" (contratada pela Prefeitura de Limoeiro do Norte), teria fugido do local do acidente sem prestar socorro ao menino.
Contudo, no começo da noite, a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura encaminhou ao Diário do Nordeste uma nota oficial sobre o caso em que desmente a primeira versão. Conforme a nota, "entramos em contato com a empresa contratada para fazer o transporte municipal, que nos informou ser falsa a afirmação da fuga do motorista. No momento, segundo a empresa, o motorista buscou uma forma mais rápida de chegar ao hospital com a criança e, no fim da manhã, se apresentou à Polícia. Como o delegado não se encontrava, foi marcada a audiência para a tarde.
Na Delegacia de Polícia de Limoeiro do Norte, a informação foi confirmada no começo da noite. O motorista, identificado como Antônio Marcos da Costa Teixeira, natural de Fortaleza, se apresentou na delegacia em companhia de um advogado e foi ouvido, em depoimento, pelo delegado de Polícia Civil, José Fernandes Pereira. Em seguida, liberado.
O ônibus envolvido no acidente deverá ser periciado na manhã deste sábado (24/10), conforme informou a Polícia.
Cláusula
Ainda na nota oficial sobre o fato, a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte relata que "por força de cláusula contratual, a empresa de transporte fica na obrigação de manter o veículo em perfeito estado de funcionamento, como também, é advertida de que o transporte é, exclusivamente, de alunos, não podendo transportar terceiros". A criança e a mãe, conforme as primeiras investigações da Polícia, estariam viajando de carona no ônibus escolar.
Informações: Diário do Nordeste
Prefeitura de Limoeiro divulga nota sobre morte de criança
A Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, por meio da secretária de Educação Básica do município, Juliana Soares da Silva Lima, divulgou uma nota na qual lamenta a morte do menino Francisco Artur Farias Santiago.

Julgamento do recurso do Limoeiro Futebol Clube tem data definida pelo TJDF-CE

Mantida a decisão, o Jaguar do Vale perderia a vaga na Primeira Divisão em 2010, por utilização de atletas de forma irregular.
O pedido de recurso impetrado pelo Limoeiro Futebol Clube já tem data marcada para o julgamento. Por ordem do Exm°. Sr. Dr. Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho, auditor presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Estado do Ceará e com fulcro nos dispositivos dos artigos 45 a 51 do CBJD, faço saber a quantos o presente Edital de Citaçâo e Intimaçâo, virem ou dele tomarem conhecimento, que o TJDF-CE estará reunido ordinariamente, na data e horário adiante citados, para o fim de julgar o processo abaixo relacionado:
Número do Processo: 170/2009
Tipo: Recurso Voluntário
Relator: José Haroldo Guimarães Filho
Recorrente:
Guarani Esporte Clube
Maracanã Esporte Clube
Associação Desportiva Limoeiro Futebol Clube

Recorrido: Procuradoria de Justiça Desportiva
Procurador: Francisco Carlos Tolstoi Silveira de Alfeu
Data / Hora do julgamento: Quinta-feira, 29/10/2009 às 13h30min
Local do Julgamento:
Sede da Federação Cearense de Futebol (FCF)
Rua Paulino Nogueira, 77 – 2° Andar
Benfica – Fortaleza (CE)
Domingo, dia 07/06/2009. Limoeiro 2x2 Uniclinic. Na foto, o time que entrou em campo na emocionante partida que garantiu o retorno do Limoeiro FC à elite do futebol cearense, contra o Uniclinic, com o estádio Bandeirão lotado.
Desta forma ficam todos acima mencionados devidamente Citados e Intimados, inclusive para prática de quaisquer atos processuais bem como para a fluência dos prazos previstos na legislação pertinente, pelo que lavro o presente edital que vai por mim, Francisco Hélio Fernandes Medeiros de Sabóia, Secretário-Geral do TJDF-CE, devidamente assinado.
Virada de mesa
Em julgamento realizado nesta terça-feira (06/10), a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF) decidiu, por 3 votos a 1, pela punição a Limoeiro Futebol Clube, Guarani de Juazeiro e Maracanã, de Maracanaú, pela utilização de atletas de forma irregular na 2ª Divisão deste ano, ocasionando uma reviravolta na disputa do Campeonato Cearense da Primeira Divisão em 2010.

Audiência Pública em Limoeiro do Norte vai debater o Programa Estadual de Agrotóxicos

A audiência terá início às 09h00 no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), localizado à Rua Estevam Remígio, 1145 – Centro, Limoeiro do Norte (CE).
As comissões do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido, de Agropecuária e Recursos Hídricos e de Seguridade Social e Saúde da Assembléia Legislativa realizarão nesta terça-feira (27/10), audiência pública para discutir o Programa Estadual de Agrotóxicos e a Legislação Brasileira pertinente à política de agrotóxicos.
De acordo com o presidente em exercício da Comissão de Meio Ambiente, deputado Edísio Pacheco (PV), o objetivo é garantir a sustentabilidade das cadeias produtivas do Estado.
O deputado destacou que o uso indiscriminado de agrotóxicos vem causando danos à saúde pública e problemas ambientais, tendo como conseqüência a contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da biodiversidade. “Daí a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre o assunto”, enfatizou, informando que a legislação vigente estabelece o uso racional dos produtos químicos e determina que deva ser levado em conta o tipo de produto, a classe toxicológica, o ano de vencimento e o tipo de cultura recomendada para cada produto.
Estarão presentes o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Domingos Filho, o Presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, Deputado Antonio Granja, o Presidente em Exercício da Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Naturais, Deputado Edísio Pacheco, Presidente da Comissão Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-árido, Deputado Cirilo Pimenta e o Deputado Lula Moraes, autor do requerimento, em parceria com o Conselho do Meio ambiente da OAB-CE.
Fonte: TVJAGUAR.com.br

Poeta repentista Zé Cardoso é homenageado

O poeta repentista Zé Cardoso, natural de Limoeiro do Norte, foi homenageado com uma comenda de honra ao mérito, em cantaria, confeccionada pelo artista Gledson Vitor. A referida homenagem faz alusão à comemoração dos 50 anos de lançamento do programa Violas e Violeiros, veiculado pela Radio Vale do Jaguaribe, cuja programação foi iniciada em 1959.
A honraria foi entregue pelo presidente da comissão organizadora do evento, Tonheiro Mendes.
Durante a homenagem, o programa Violas em Desafio, veiculado pela Rádio Educadora, apresentado pelo violeiro Cardoso, foi destacada pela representatividade na região.
Informações: Diário do Nordeste

terça-feira, 20 de outubro de 2009

IFCE - Campus Limoeiro do Norte, abre inscrições para Vestibular e Seleção 2010.1

As inscrições serão feitas apenas pela internet no site www.ifce.edu.br, e prosseguirão até o dia 18 de novembro.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte abrirá na próxima segunda-feira, 19 de outubro, inscrições para os exames de Seleção e Vestibular 2010.1. Serão oferecidas 110 vagas para os cursos técnicos de Fruticultura, Meio Ambiente e Panificação e 180 vagas para os cursos tecnológicos (superiores) de Tecnologia de Alimentos, Irrigação e Drenagem, Mecatrônica Industrial e Saneamento Ambiental.
As inscrições serão feitas apenas pela internet no site www.ifce.edu.br, e prosseguirão até o dia 18 de novembro. Quem não possuir acesso à internet poderá fazer sua inscrição na sede do Campus, localizado na Rua Estevam Remígio, 1145, Centro, onde haverá uma sala com computadores e monitores para orientar o processo de inscrição e a impressão dos boletos. A sala ficará aberta para uso dos candidatos de segunda à sexta das 7h30min às 11h, das 13h30min às 17h e das 18h30min às 22h.
Os candidatos poderão concorrer às vagas dos cursos técnicos e tecnológicos e, caso sejam aprovados, poderão fazer dois cursos ao mesmo tempo, sendo um técnico e outro tecnológico, desde que os turnos das aulas não coincidam. As taxas de inscrição para os processos seletivos são de R$ 60,00 para o Vestibular e de R$ 35,00 para o Exame de Seleção.
Quem for aluno de escola pública terá direito a abatimento e os valores ficarão em R$ 30,00 e R$ 20,00, respectivamente. Para ambos os concursos, o candidato precisa ter CPF.
Passo-a-passo
Após acessar o site www.ifce.edu.br, o candidato deverá seguir os seguintes passos para efetuar sua inscrição: Vestibular/Concursos > Vestibular e Seleção > Vestibular/Exame de Seleção > Inscrições Abertas e em Andamento > Novos Concursos > Exame de Seleção 2010.1/Edital 002/2009 ou Vestibular 2010.1/Edital 002/2009 – Campus Limoeiro do Norte > Efetuar Inscrição > Marcar a opção Concordo > Preencha o formulário > Escolha a opção de Curso > Preencha o formulário Sócio-Econômico > Imprimir Boleto > Efetuar pagamento.
Pode fazer o Exame de Seleção quem tiver concluído pelo menos o primeiro ano do Ensino Médio. A prova será realizada no dia 13 de dezembro (domingo), das 8h10min às 12h10min. Para o ingresso no local da prova, no dia do Exame, os candidatos deverão portar Documento Oficial de Identidade (com foto) e Cartão de Identificação, que estará disponível para impressão no site do Instituto, nos dias 10 e 11 de dezembro.
Pode fazer o Vestibular quem tiver completado o Ensino Médio ou curso equivalente. As provas acontecerão em duas fases, nos dias 29 e 30 de novembro, (domingo e segunda-feira). As datas e horários das provas foram assim definidos para não coincidir com o ENEM, UFC e UECE.
No dia 29, a prova acontecerá das 15h00min às 19h00min, e no dia 30, das 8h10min às 12h10min. Para o ingresso no local da prova, no dia do Vestibular, os candidatos deverão portar disponível para impressão no site do Instituto www.ifce.edu.br, nos dias 25, 26 e 27 de novembro.
Mais informações:
Comissão Coordenadora de Concursos
(88) 3447.6411
Informações: AVOL.com.br

Unidos pela paixão off-road

Os cearenses Pedro Neto e Maurício Oliveira levaram a amizade de infância para o off-road. O POVO pegou carona com os dois Ciços - como eles se tratam - na etapa de Natal do rali Mitsubishi.
Quando pequenos, em Limoeiro do Norte, as brincadeiras de Pedro Neto e Maurício Oliveira se limitavam aos jogos com bola. O tempo passou, os dois foram para a Capital, se formaram, mas não perderam o gosto pela brincadeira, que agora ganhou quatro rodas. Quer dizer, tração nas quatro rodas. Hoje, formam dupla na categoria Turismo do rali Mitsubishi Motorsports. E foi de carona com esses Ciços & como eles se tratam em bom cearês - que O POVO invadiu as trilhas da etapa potiguar do campeonato, no sábado.
O percurso de 180 quilômetros por Natal e região foi considerado o mais complicado do ano e colocou à prova a amizade dos cearenses, que não perderam a compostura nem mesmo nos trechos mais tensos. Tanto que a todo momento se tratavam por Ciço. “Todo mundo é Ciço. Quando o Maurício canta (orienta) algo errado ele tá ciçando”, descreve Pedro.
Maurício (d), na navegação, e Pedro, como piloto, levaram a amizade de infância para as trilhas do Nordeste. (Foto: Ricardo Leizer)
Foi a amizade que uniu os dois no off-road, em 2006. A dupla possui um carro exclusivo para chacoalhar sem dó nas provas. “Se tiver pena você não anda”, diz Maurício.
E engana-se quem pensa que eles não levam a brincadeira a sério. “Claro que se a gente tá correndo, a gente quer resultado”, lembra Pedro. Mas as competições em capitais como Natal, Salvador e João Pessoa são também um pretexto para o lazer & os dois geralmente viajam acompanhados por familiares. “Elas (mulheres) só não gostam quando a gente vai treinar nos sábados. Porque sempre a gente toma umas depois”, conta Maurício.
Em Natal a dupla foi atrapalhada por um trecho confuso na planilha e acabou finalizando em 12º. A meta agora é ficar em segundo em Fortaleza, última etapa da competição, no dia 7 de novembro. É que, conforme o regulamento, se eles vencem uma prova, devem correr na categoria Graduados em 2010. E a intenção da dupla é participar mais uma temporada na Turismo. “É por isso que quando eu erro é pra gente não ganhar a prova”, solta Maurício.
E-mais
A melhor colocação do Ceará no rali de regularidade foi o 3º lugar de José Cruz e Amarino Duarte na Graduados.
Na categoria L200 RS, Mano Rola e Sílvio Deusdará e Cleber Rosa e Sérgio Bessa ficaram na 4ª e 5ª posições. Na TR4 R, Paulo Gondim e Antônio Chagas ficaram em 3º, com Armando Bispo e Robledo Nicoletti em 5º.
Fonte: OPOVO.com.br, por Ciro Câmara (enviado a Natal-RN)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Agrotóxicos, o veneno nosso de cada dia

Por: Dr. Reuber Tadeu Vieira e Silva
“O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde”.
Código de Ética Médica, Artigo XIV.
Há alguns anos adquiri uma pequena propriedade na Chapada do Apodi. Ainda com um pouco de mata virgem, que preservo até hoje. Um lugar de muito silêncio, muito ventilado, que fui aos poucos me apaixonando. E, como bom interiorano, dedico uma parte do meu tempo às atividades bucólicas.
Hoje já sinto um pouco o reflexo daquilo que chamamos de desenvolvimento, de geração de emprego e renda. Empresas de grande porte, do agronegócio, se instalaram na chapada, com grandes produções de melão, abacaxi, mamão, banana, e outras. Passaram a utilizar agrotóxicos em grande quantidade, com grandes reflexos para a saúde do trabalhador, sendo grande o número deles intoxicados, fato que ocorre em todo o Brasil.
Pequenos produtores passaram a agir da mesma forma. Utilizando agrotóxicos sem orientação técnica, com práticas agrícolas incorretas e em desrespeito à legislação. Os trabalhadores com menos recursos financeiros, e menor nível de instrução, geralmente utilizam equipamentos de aplicação manual, pouco ou nenhum equipamento de proteção individual, e não realizam exames médicos periódicos. Há poucos dias, acordei já quase quatro horas da manhã, com o ronco do trator, em plantação de mamão e banana, a cento e cinqüenta metros da minha casa. Pois que as nossas propriedades são separadas por uma estrada estreita, que chamamos corredor. Abri a porta e constatei que realmente essa máquina jogava uma nuvem de veneno cobrindo toda a plantação.
Há alguns meses, um avião que é muito utilizado aqui na chapada para jogar agrotóxico nas bananeiras, fazia a volta passando por sobre a minha casa, numa bela manhã de domingo. Saí e protestei, sendo que o aviador fez um vôo rasante sobre a minha cabeça. Depois, foi embora, e de carro, veio ao meu encontro, pedir-me desculpas, pois tinha errado a propriedade onde deveria aplicar o veneno.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou o resultado do monitoramento de agrotóxicos em alimentos em abril de 2008. O pimentão, o morango (um produtor de morangos, em São Paulo, perguntado se comeria os morangos da sua produção, respondeu que não teria coragem de comê-los), a uva, a cenoura e a alface foram os alimentos que apresentaram os maiores números de amostras irregulares referentes a resíduos de agrotóxicos. O agrotóxico movimentou sete bilhões de dólares no Brasil em 2008.
Em setembro, agora de 2009, a ANVISA recomendou o banimento em todo o país do ENDOSSULFAM, usado em culturas do algodão, cacau, café, cana-de-açúcar e soja, e do ACEFATO, usado nas culturas do amendoim, batata, brócolis, couve, citros, feijão, melão, pimentão, repolho e tomate. O ACEFATO só poderá ser usado em algodão e soja até 31/10/2013. Também, proíbe o uso do ACEFATO em jardinagem. Não poderá ser usada de forma manual ou costal (bomba nas costas).
O Brasil é atualmente o país que mais utiliza agrotóxicos em todo o mundo, assumindo essa posição a partir de 2008, quando superou os Estados Unidos. Ou seja, a parte da produção não agroecológica está sob influência de volumes enormes de defensivos químicos, muito além do que seria aceitável para que nossa alimentação diária não representasse uma ameaça à saúde.
O Brasil ainda permite, em sua agricultura, agrotóxicos que já são proibidos nas maiores economias do planeta que têm expressão agrícola. Usamos agrotóxicos que já são proibidos em toda a comunidade européia, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão, na China e na Índia. Permite porque as multinacionais têm poder desmedido sobre a agricultura brasileira, e por sua influência junto ao agronegócio. O próprio governo permite redução de impostos a essas empresas para que elas vendam mais, para que o agronegócio produza mais, e, conseqüentemente, que a população se contamine mais.
A Anvisa está tentando retirar do mercado Brasileiro 14 princípios ativos (substâncias) presentes em mais de 200 agrotóxicos. Mas a luta será árdua. Primeiro porque o registro de um agrotóxico no Brasil é eterno. Segundo, porque há apoio de setores políticos fortes, como a bancada ruralista, que exerce forte pressão, pela desregulamentação, com posições retrógradas como a de colocar a discussão sobre o uso dos agrotóxicos apenas sob a tutela do Ministério da Agricultura, deixando de fora o Meio Ambiente e a Anvisa.
Recentemente, a Anvisa definiu que até 2011 a cihexatina não deverá ser mais usada no Brasil, como já ocorreu nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China e Áustria. A importação e o registro de novos produtos com a substância já estão proibidos. Ela é usada na produção de sete agrotóxicos, usados basicamente no cultivo de maçã, morango, pêssego, café e berinjela. Conforme a agência, ela pode causar má formação fetal, danos à pele, pulmões, visão, fígado e rins, além de risco de abortos e prejudicar o sistema reprodutivo.
O ENDOSSULFAN e o ACETATO, conforme estudos realizados, causam grandes danos à saúde. Problemas como neurotoxicidade, carcinogenese e toxicidade reprodutiva já estão documentados.
O ENDOSSULFAN está relacionado a doenças crônicas do sistema nervoso central (epilepsia e doença de Parkinson), a ações mutagênicas e genotóxicas e a alterações no sistema imunológico. A intoxicação aguda causa diarréia, enjôos, dor de cabeça, náuseas, chagas, dor de garganta e quadro clínico similar à asma.
Para reduzir o risco de contaminação por agrotóxicos potentes, como organofosforados e carbamatos, lave bem os alimentos em uma solução com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Isso elimina metade dos resíduos dessas substâncias. A medida não dispensa uma lavagem com vinagre e detergentes, que ajudam a eliminar outros microorganismos. As dicas são do médico e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Velho de Castro Faria.
Já a Anvisa avalia que, dependendo do nível de contaminação, pouco se pode fazer para driblar a ingestão de agrotóxicos. Para a agência, lavagens só adiantariam frente a bactérias. As recomendações oficiais incluem retirar folhas externas e cascas dos alimentos, consumir produtos da época e de produção local, variar a alimentação para evitar exposição a riscos constantes, consumir produtos sem venenos, como orgânicos ou agroecológicos.
Finalizando, e como conclusão, nós não podemos usar produtos que favoreçam o agronegócio em detrimento da saúde, uma vez que o uso desses produtos é responsável por forte incidência de câncer na nossa população, que precisa, portanto, ser protegida e informada. E, para quem mora na cidade, e dorme o sono dos anjos, é bom saber que o inseticida se degrada muito lentamente, permanece anos no meio ambiente, e se desloca a grandes distâncias pelas correntes de ar e de água.
Informações: TVJAGUAR.com.br (coluna Dia a Dia)
Fontes: Anvisa, O Eco, Jornais, Idec, Ecodebate

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

R$ 78 Milhões é o valor da proposta orçamentária para Limoeiro do Norte em 2010

A proposta orçamentária para o exercício de 2010 da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte já foi lida na Câmara Municipal, e inclusive, também foi realizada uma audiência pública, oportunidade em que os vereadores analisaram, preliminarmente, as dotações previstas para cada Secretaria.
O orçamento fiscal é de R$ 57.249.000,00 (Cinqüenta e sete milhões, duzentos e quarenta e nove mil reais), e o orçamento da Secretaria Social, indica R$ 20.751.000,00 (Vinte milhões setecentos e cinqüenta e um mil reais).
O artigo 6º do projeto define a despesa total, fixada à conta dos recursos previstos, segundo a determinação dos quadros programa de trabalho e natureza da despesa, integrante desta lei, apresenta o desdobramento abaixo, por Secretaria.
ORGÃO / VALOR (R$)
1. Sec. de Desenvolvimento da Gestão – R$ 3.006.000,00
2. Sec. de Educação – R$ 17.757.000,00
3. Sec. de Saúde – R$ 17.659.000,00
4. Sec. de Ação Social – R$ 3.668.000,00
5. Gabinete de Prefeito – R$ 965.000,00
6. Procuradoria – R$ 252.000,00
7. Sec. de Cultura e Turismo – R$ 410.000,00
8. Sec. de Esporte e Juventude – R$ 257.000,00
9. Sec. de Infra-estrutura e Des. Urbano – R$ 15.915.000,00
10. Sec. de Des. Rural e Meio Ambiente – R$ 1.776.000,00
11. Sec. de Ciência, Tecnologia e Des. Econômico – R$ 285.000,00
12. Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário – R$ 546.000,00
13. Serviço Autônomo de Água e Esgoto – R$ 12.332.000,00
14. Autarquia Municipal de Meio Ambiente – R$ 193.000,00
15. Câmara Municipal de Limoeiro do Norte – R$ 2.615.554,56
16. Reserva de Contingência – R$ 263.445,44
TOTAL GERAL – R$ 78.000.000,00 (Setenta e oito milhões de reais)
Chama a atenção às dotações definidas para a Secretaria da Cultura e Turismo, que prevê redução dos atuais 800 para 410.000,00 Mil reais. A Secretaria de Esporte e Juventude aponta com apenas 257.000,00 Mil reais.
Na proposta, se descobriu que existe a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Coincidência, ou não, a Cultura e o Esporte não são comandadas por Maílson Cruz e João Dilmar, e sim, pelo PT de Nonato Pinheiro, e PMDB do Dr. Léo Andrade Maia, respectivamente.
As duas maiores previsões estão na Secretaria de Educação R$ 17.757.000,00, controlada por Maílson Cruz, e a Secretaria de Saúde, com valor R$ 17.659.000,00, entregue a Dra. Célia Costa, esposa do prefeito João Dilmar.
Agora é aguardar a votação na Câmara Municipal para vê se os vereadores vão fazer alguma mudança.
Informações: TVJAGUAR.com.br (por Flávio Costa)

VII Cavalgada Mundo dos Criadores, em Limoeiro

O evento tem o objetivo de integrar criadores, parceiros, enfim, pessoas envolvidas com o Agronegócio.
Mais de 100 equídeos desfilaram pelas ruas de Limoeiro do Norte durante a realização da sétima edição da Cavalgada Mundo dos Criadores do município, que aconteceu na última segunda-feira, 12 de outubro, tendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A saída aconteceu na Rodoviária, por volta de 8 horas, passando pelas principais ruas da cidade, Várzea do Cobra e Sítio Bom Fim, finalizando com a confraternização dos vaqueiros na Barragem das Pedrinhas, onde também foram realizados sorteios de vários brindes e a prova dos três tambores.
Participando pela primeira vez do evento, o representante do laboratório Eurofarma/Pearson Saúde Animal, José Neto vê no evento "um momento de grande importância pela confraternização e interação entre o homem do campo e os fornecedores, divulgando o setor do agronegócio da região".
Para o organizador do evento, Ailton Gadelha, "a participação aumenta a cada ano, e para a próxima edição apostamos no crescimento tanto no número de participantes quanto no investimento no setor".
Informações:.www.limoeirodonorte.ce.gov.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

No Futsal, Seleção de Limoeiro é eliminada na Fase Final do Intermunicipal Cearense 2009

Limoeiro não consegue manter o ritmo das fases anteriores, e viu Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana conquistar o título da competição.
Realizada na cidade de Horizonte, no ginásio Joaquim Domingos Neto, a Fase Final do 37° Intermunicipal Cearense Masculino de Futsal 2009 ocorreu no período de 06 a 10 de outubro, reunindo as melhores equipes classificadas nos zonais do interior.
A seleção limoeirense, treinada por Moacir Paiva e Francisco Neto, chegava como uma das equipes favoritas para a conquista da competição, haja vista a campanha nas fases anteriores, e pelo volume de jogo apresentado. Limoeiro do Norte estava na Chave “X”, junto com Horizonte, Mombaça e Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana.
Logo na estréia, terça-feira (06/10), Limoeiro enfrentou Horizonte, que jogava em casa. No tempo normal 1 a 1, sendo que Horizonte venceu a disputa dos pênaltis por 4 a 3, ficando com o ponto extra. O destaque da partida foi o goleiro João Paulo (Horizonte), eleito o melhor goleiro da competição.
Precisando da vitória, Limoeiro entrou em quadra quarta-feira (07/10) para o segundo jogo diante da boa equipe de Mombaça, treinada pelo campeão mundial Branquinho. No fim, 3 a 2 a favor de Mombaça, deixando Limoeiro numa situação complicada para conseguir a classificação para as semi-finais. Os gols da equipe limoeirense foram marcados por Darllyel e Celinho.
A vitória veio somente no terceiro jogo, quinta-feira (08/10) quando Limoeiro venceu Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana por 5 a 4, com gols de Cartér (2 gols), Celinho (2 gols) e Preazinho. No entanto, a combinação dos resultados dos outros jogos não beneficiou Limoeiro, que se despediu do Intermunicipal vencendo a equipe que viria a conquistar o campeonato. Na final, Guarany de Sobral venceu Redenção, campeão de 2008, pelo placar de 4 a 3.
Recompensa pelo trabalho
Para coroar o belo trabalho realizado pela comissão técnica e jogadores, o presidente da Federação Cearense de Futsal (FCFS), Sílvio Carlos Vieira Lima, já antecipou que o Campeonato Estadual de Futsal 2010 deverá contar com 30 equipes, e já anunciou as presenças de Russas e Limoeiro do Norte, "ratificando a interiorização da competição".
Clique aqui para saber mais sobre a Seleção de Futsal de Limoeiro do Norte, no Intermunicipal Cearense de Futsal 2009, e notícias do futsal limoeirense.

Bombeiros de Limoeiro recebe novo efetivo

O Corpo de Bombeiros Militar do município de Limoeiro do Norte, comandado pelo Capitão Antônio Gilberto Cavalcante, recebeu, no início de outubro, um novo efetivo, composto por dez bombeiros recém-formados no Curso de Formação de Soldados de Fileiras.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Vasconcelos Sousa, com uma visão holística e descentralizadora, viu a necessidade de mais bombeiros na Região do Vale Jaguaribe para atender as diversas ocorrências e projetos sociais inerentes à corporação.
Capitão Gilberto Cavalcante (ao centro) com os novos membros do Corpo de Bombeiros Militar de Limoeiro do Norte.
O Corpo de Bombeiros Militar tem uma atuação relevante junto à sociedade tanto no combate a desastres e intempéries (como incêndios, resgates e atuação durante enchentes, por exemplo) quanto no cotidiano das cidades onde atuam, trabalhando em prol da cidadania. A população de Limoeiro do Norte recebe com carinho e dá as boas vindas para os novos bombeiros deste município.
Informações: Diário do Nordeste (Satélite, no caderno Regional)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tentativa de fuga frustrada no presídio de Limoeiro

Na última segunda-feira (12/10), por volta das 10h45, durante o banho de sol, houve uma tentativa de fuga em massa da Casa de Detenção de Limoeiro do Norte.
Na ocasião, 05 (cinco) detentos enquadrados no regime fechado, tentaram frustradamente escapar da prisão, sendo eles:
1. Agaci Alves da Costa, 29 anos, natural de Tabuleiro do Norte (CE), agricultor, residente na Rua Joaquim Jacó de Freitas, 2547, Bairro Luís Alves de Freitas, Limoeiro do Norte. O mesmo responde aos Artigos 155, 157 e 163, do Código Penal Brasileiro (CPB), e Artigo 14, da Lei 10.826/03, sendo que este é por demais reincidente em fugas, e considerado o líder.
2. Francisco Mauricio de Sousa Evangelista, vulgo ''Pretinho'', 18 anos, natural de Limoeiro do Norte (CE), residente a Rua Jacó de Freitas, 1177, Limoeiro do Norte, o qual responde ao Artigo 155, concomitante com o Art. 14, Inciso II do CPB.
3. Antônio José de Lima, 20 anos, natural de Tabuleiro do Norte, agricultor, solteiro, residente no Sítio Macambira, zona rural de Quixeré (CE), o qual responde aos Artigos 311 e 312, do CPB.
4. Francisco Adeilton de Lima Gama, 21 anos, natural de Tabuleiro do Norte (CE), agricultor, solteiro, residente no Sítio Macambira, zona rural de Quixeré (CE). Ele responde aos Artigos 311 e 312, do CPB.
5. Francisco das Chagas Lima Amaral, vulgo ''Chico do Amaral'', 28 anos, natural de Mossoró (RN), solteiro, residente no Km-60, zona rural de Limoeiro do Norte, sendo que este responde ao Artigo 157, do CPB.
Na tentativa de se evadirem, os fugitivos perfuraram um buraco na parede do pátio externo, que dá acesso ao albergue ali anexo, e já haviam começado a cavar um outro buraco na parede deste, que dá acesso à rua, quando os PM's de plantão na guarda externa do presídio (sendo eles: Cabo Jean Carlos Costa Marinho, Cabo José Arimatéia Ferreira da Costa), perceberam o barulho e solicitaram reforço.
De imediato, compareceram ao local o Comandante da Companhia, Major Claudemir Ferreira, juntamente com os PM’s: Sub-Tenente Francisco José França Ferreira, Cabos Felipe Carlos Ferreira, Willame Jerônimo Baima e Aluisio Batista Gomes, os quais impediram a fuga e conduziram os fugitivos à Delegacia de Policia Civil local, onde foram autuados por crime de Dano ao Patrimônio Público, e seguida recambiados de volta ao referido estabelecimento penal prisional.
Informações: TVJAGUAR.com.br

domingo, 11 de outubro de 2009

Hotéis lotados e restaurantes cheios em Limoeiro do Norte, por conta do Concurso do TRT

Realização do concurso movimenta a economia do município, apesar da falta de estrutura para receber os candidatos.
Por um bom salário e estabilidade profissional, cerca de 2.500 pessoas, vindas de diversas partes do Brasil, se encontram em Limoeiro do Norte para a realização da prova do Concurso Público do Tribunal Regional do Trabalho de Ceará (TRT-7ª Região).
Em vão, candidatos vindos de vários Estados, como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, São Paulo, e de diversas cidades do Ceará, procuravam vagas em hotéis e pousadas de Limoeiro do Norte, para o final de semana do concurso, que será realizado neste domingo (11/10). Desde o início de setembro não havia mais vagas para este período.
“Não me importo em dormir no chão. Me viro de qualquer jeito. Só queria um lugar para passar a noite, que não seja na rua”, disse um candidato à prova, vindo de Aracati apenas com uma pequena bolsa. O mesmo teve a sorte de conseguir um “lugarzinho” numa república de estudantes universitários, na Rua Sindulfo Chaves.
Muitos jovens estavam à procura da casa de amigos e conhecidos para que pudessem passar a noite, senão ao relento. Alguns, de cidades relativamente próximas, deixaram para vir no dia da prova, saindo ainda de madrugada com destino à Limoeiro do Norte. Outros, sem alternativa, viraram a noite nas ruas ou dentro dos carros.
Mas não só os donos de hotéis e pousadas vão faturar com toda essa movimentação. Passada a noite, será a vez dos restaurantes, que deverão estar cheios nos horários de pico, entre 11:00 e 13:00 horas.
Por todo esse “sacrifício”, além da estabilidade profissional, a remuneração inicial também está entre os atrativos do concurso. Para técnico, o valor será de R$ 4.642,96, incluindo gratificação de atividade jurídica e auxílio-alimentação (R$ 590). Já os analistas, receberão R$ 7.201,39, incluindo os mesmos benefícios. A jornada será de 40 horas semanais.
Vagas
Para Limoeiro do Norte, serão 06 vagas para cargos de nível superior e 05 vagas para nível médio, totalizando 11 vagas. As demais vagas estão distribuídas entre Fortaleza (121), Juazeiro do Norte (3), Crato (3), Iguatu (4), Quixadá (2), Baturité (3), Sobral (6), Tianguá (3) e Crateús (3).
Provas
O concurso contará com provas objetivas, prescritas para o dia 11 de outubro. Os técnicos farão os exames pela manhã. Já à tarde, será a vez dos interessados na função de analista. Haverá questões de Português e Conhecimentos Específicos (conforme o cargo). Para técnico (especialidade transporte), haverá prova de direção veicular.
As provas serão realizadas no estado do Ceará, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. A aplicação da prova prática de direção veicular para técnicos judiciários na especialidade transporte está prevista para os dias 28 e 29 de novembro e será realizada na cidade de Fortaleza (CE). A validade da seleção será de dois anos, podendo ser prolongada por igual período.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Virada de mesa tira Limoeiro FC da Primeira Divisão do futebol cearense em 2010

Tapetão que salvou o Jaguar do Vale do rebaixamento em 2008, agora tira sua vaga na Primeira Divisão em 2010, pelo mesmo "pecado".
Em julgamento realizado nesta terça-feira (06/10), a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF) decidiu, por 3 votos a 1, pela punição a Limoeiro Futebol Clube, Guarani de Juazeiro e Maracanã, de Maracanaú, pela utilização de atletas de forma irregular na 2ª Divisão deste ano, ocasionando uma reviravolta na disputa do Campeonato Cearense da Primeira Divisão em 2010. As equipes terminaram entre o segundo e o quarto lugar na competição, respectivamente.
Segundo acusação promovida por Unicinic e Tiradentes, os jogadores Paulo Róbson, do Guarani, Bruno Domingos de Souza, do Limoeiro, e Paulo Roberto, do Maracanã, atuaram sem a correta regularização em quatro, nove e 11 jogos, respectivamente.
Conforme punição no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), os times perderam o dobro de pontos em caso de vitória por partida disputada pelos atletas. Ou seja, 24 o Guarani, 54 o Limoeiro e 66 o Maracanã. E com isso acabaram superados por Uniclinic e Tiradentes, que terminaram em quinto e sexto na fase final e agora estão na Primeira Divisão.
Domingo, dia 07/06/2009. Limoeiro 2x2 Uniclinic. Na foto, o time que entrou em campo na emocionante partida que garantiu o retorno do Limoeiro FC à elite do futebol cearense, contra o Uniclinic com o estádio Bandeirão lotado.
Limoeiro Futebol Clube, campeão, e Guarani de Juazeiro eram os classificados ao lado do Crato. Uniclinic e Tiradentes foram defendidos na ação pelos advogados Dênnis Luiz e Fernando Comaru, enquanto Irazer Gadelha defendeu o Maracanã, Clarke Leitão o Guarani e Edson Mourão o Limoeiro.
A tentativa dos clubes punidos era a de alegar a prescrição da denúncia. Os clubes punidos devem recorrer ao Pleno do TJDF até o fim desta semana. O POVO tentou ouvir a opinião da Federação Cearense de Futebol (FCF), através do vice-presidente Mauro Carmélio, mas ele não atendeu aos telefonemas. (OPOVO.com.br)
Charge
As sugestões para novas charges podem ser enviadas para o e-mail:
limoeiroblog@hotmail.com
Como é que pode?
De acordo com Vanor Cruz, proprietário do Uniclinic, a irregularide denunciada é a utilização de jogadores só regularizados pelo BID depois do prazo estipulado pela Federação Cearense de Futebol (FCF). "O prazo da Federação era 15 de abril. Tem jogador que foi regularizado depois e disputou jogos", revela o dirigente.
Após escapar do rebaixamento para a terceira divisão, devido a perca de pontos de Barbalha e Itapajé, por relacionarem jogadores irregulares, o Limoeiro Futebol Clube vê sua ascensão à Primeira Divisão em 2010 escapar de suas mãos pelo mesmo motivo.
Qual explicação para isso? De quem seria a responsabilidade para liberar, ou não, os atletas para serem relacionados para o jogo? Onde fica todo o trabalho realizado e empenho, dos jogadores e comissão técnica, por esta conquista? E a torcida limoeirense?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

TJDF julgará suposta irregularidade do jogador Bruno, do Limoeiro Futebol Clube

A Segunda Comissão Disciplinar do TJDF, Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol, vai julgar às 16h30 desta terça-feira (06/10), a notícia delito ingressada por Uniclinic e Tiradentes, segundo a qual, Limoeiro Futebol Clube, Maracanã e Guarani de Juazeiro utilizaram jogadores irregulares durante grande parte dos jogos da Segunda Divisão do Campeonato Cearense deste ano. Sendo assim, Guarani e Limoeiro, que garantiram o retorno à Primeira Divisão, perderiam suas vagas.
Os advogados de Tiradentes e Uniclinic, Dênis Luís e Fernando Comaru fizeram a reclamação junto ao TJDF e a Procuradoria ofereceu denúncia, com base no artigo 214 do CBJD, Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz o seguinte:
"Incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente. Pena: perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)".
Bruno Domingos de Souza, zagueiro, seria o jogador irregular do Limoeiro Futebol Clube. O Guarani teria utilizado o atleta Paulo Robson Damasceno, e o do Maracanã, Paulo Roberto de Santana.
Conforme os autores da ação, o prazo final para regularização dos atletas era o dia 15/04/2009, quarta-feira, e seus nomes só apareceram no BID, Boletim Informativo Diário da CBF, no dia 16 de abril, quinta-feira.
Informações: Diário do Nordeste (caderno Jogada)

Limoeiro do Norte estréia contra Horizonte na Fase Final do Intermunicipal de Futsal 2009

Mesmo com a confirmação na elite do Futsal Cearense em 2010, a Seleção de Limoeiro do Norte segue firme em busca do título do 37° Intermunicipal de Futsal Adulto Masculino.
Definidos os confrontos, em reunião realizada na tarde da última quarta-feira (30/09), Limoeiro do Norte compõe a Chave ‘X’, que tem ainda Horizonte, Mombaça, e Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana. Na Chave ‘V’, Redenção, Santana do Acaraú, Pacatuba e Polimédica/Viçosa. As duas melhores equipes de cada grupo classificam-se para as semi-finais.
Logo na estréia, nesta terça-feira (06/10), Limoeiro do Norte enfrenta Horizonte, a equipe da casa, com jogo programado para as 20h30, no estádio Joaquim Domingos Neto.
Tabela dos Jogos
Terça-feira, 06 de Outubro
16h00 – Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana x Mombaça
17h30 – Redenção x Santana do Acaraú
19h00 – Pacatuba x Polimédica/Viçosa do Ceará
20h30 – Horizonte x Limoeiro do Norte
Quarta-feira, 07 de Outubro
16h00 – Pacatuba x Santana do Acaraú
17h30 – Limoeiro do Norte x Mombaça
19h00 – Redenção x Polimédica/Viçosa do Ceará
20h30 – Horizonte x Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana
Quinta-feira, 08 de Outubro
16h00 – Redenção x Pacatuba
17h30 – Limoeiro do Norte x Guarany de Sobral/Colégio Sant’ana
19h00 – Santana do Acaraú x Polimédica/Viçosa do Ceará
20h30 – Horizonte x Mombaça
Semifinais - Sexta-feira, 09 de Outubro
18h00 – 1º Colocado Grupo ‘V’ x 2º Colocado Grupo ‘X’
19h30 – 1º Colocado Grupo ‘X’ x 2º Colocado Grupo ‘V’
Final - Sábado, 10 de Outubro
17h00 – Vencedor do Jogo 13 x Vencedor do Jogo 14

Leia mais:
FCFS anuncia Limoeiro do Norte no Cearense de Futsal 2010

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Paulo Duarte deixa o PSDB e se filia ao DEM

Admitindo insatisfação com seu partido, Paulo Duarte disse que, até hoje, não se conformou com o fato de seu partido, PSDB, ter aderido à administração Cid Gomes.
“Eu nunca entendi por que aderir, e logo no primeiro dia de governo. Nós devíamos ter ficado na oposição, que foi para onde o eleitor nos mandou”, declara o ex-tucano limoeirense.
Paulo Duarte deixou o PSDB e ingressou no Democratas (DEM), antigo Partido da Frente Liberal (PFL), por onde concorrerá a uma vaga na Assembléia Legislativa, nas eleições de 2010.
Atualmente, Paulo Duarte está na condição de suplente de deputado estadual. Em 2008, Duarte foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Limoeiro do Norte pelo atual prefeito, João Dilmar da Silva (PRB). O resultado da eleição está sendo contestado na Justiça Eleitoral, e Paulo Duarte ainda tem esperanças de assumir o comando político do município de Limoeiro do Norte. (Informações: Ceará Agora)