quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Capacitação contra o trabalho infantil

Professores do Vale do Jaguaribe vão ser capacitados para combater o trabalho infantil na região.
Colocar a criança na escola não é resolver o problema do trabalho infantil; alertar sobre o crime da exploração do trabalho também não, mas quando o professor convence o aluno, em sala de aula, que estudar é a melhor saída e trabalho é coisa de "gente grande", a consciência repercute nos pais. Tem-se o caminho para a redução da exploração do trabalho infantil e esta é a meta da oficina de capacitação para o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) que se realiza de hoje até sexta-feira no Ministério Público do Trabalho em Limoeiro, com ciclo de palestras e a participação de várias instituições do Estado.
A oficina de capacitação é realizada pela Secretaria Municipal da Educação Básica em parceria com as entidades que coordenam o Peteca: Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Ceará (UFC), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE) e Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
Participam da oficina diretores de escolas públicas, coordenadores pedagógicos, professores, coordenadores e monitores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), conselheiros tutelares, técnicos da Secretaria da Ação Social e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (Comdica). "Serão discutidos assuntos em todas as áreas ligadas ao tema criança e adolescente, tanto em parte jurídica, como social, cultural e educacional", afirma Fábio Pitombeira, coordenador municipal do Peteca em Limoeiro.
A programação tem início, nesta quarta-feira (20/01), com a palestra Princípios da Proteção Integral e Sistema de Garantia de Direitos, com a procuradora do Trabalho, Geórgia Maria da Silveira Aragão.
O Peteca é um programa de educação continuada que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. "Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de Ensino Fundamental e Médio dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente", explica o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca.
Além de palestras, na sexta-feira (22/01), serão exibidos vídeos, apresentações culturais e divulgação da cartilha "Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando crescer".
Mais informações:
Secretaria da Educação Básica - Limoeiro do Norte: (88) 3423.1519
Procuradoria do Trabalho em Limoeiro do Norte: (88) 3423.3733 / 3423.3699
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: