terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Comerciantes criam Rede Vale de Supermercados

A adesão à bandeira Rede Vale não muda os nomes dos estabelecimentos, mas os identifica com selo.
Com o fluxo da economia em escala ascendente nos municípios do Interior, a saída do empresariado simples é a união para trazer melhorias, que vão da qualidade do atendimento aos preços com maior competitividade. Supermercados e mercadinhos de Limoeiro formaram a Rede Vale, uma associação dos comerciantes que contam com consultoria logística e, especialmente, aumentam o poder de barganha com os fornecedores atacadistas para melhorar os preços.
A adesão à bandeira Rede Vale não muda os nomes dos estabelecimentos, mas a identificação do selo comprova que, além de associados, os comerciantes foram capacitados para o melhor atendimento, seja pela aplicação de plano de custos, receitas e despesas, ou pela maior atenção aos recursos humanos.
A realidade de muitos mercantis e mercadinhos do Interior é de marido e esposa no caixa e mais alguns funcionários, "mas falta a muitos empresários serem também gestores, alguns não sabem dizer quanto dinheiro entra e sai, e quando precisam fazer uma viagem não têm um profissional qualificado para substituir", explica Ranulfo Alexandre, gerente local de projeto de varejo na agência regional do Sebrae, em Limoeiro.
Mercantis de Limoeiro do Norte se associam para melhoria de estrutura e preços aos consumidores.
Os 13 comerciantes associados há 10 meses são capacitados pelo Sebrae, no método do mercado modelo, em que se planeja desde a contabilidade financeira ao arranjo dos produtos nas prateleiras. "A gente quer é unir forças, pra poder chegar até o fornecedor e barganhar preços melhores, e também melhorar a qualidade dos serviços", afirma Gildenio de Melo, comerciante e diretor de marketing da rede. Segundo Ranulfo, a estratégia foi colocar cada associado responsável por uma comissão ou diretoria, "assim todos dividem responsabilidade no engajamento".
Em algumas cidades do Interior, como Morada Nova e Quixadá, existem associações de supermercados, com o mesmo intuito de barganhar preços.
Capacitação
13 comerciantes associados na Rede Vale, há 10 meses, são capacitados, no método do mercado modelo, em que se planeja da contabilidade financeira ao arranjo do produto na prateleira.
Mais Informações:
Rede Vale de Supermercados
Limoeiro do Norte
Vale do Jaguaribe
(88) 8801.1180
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: