domingo, 24 de janeiro de 2010

Participantes do ProJovem se destacam na música

Jovens montam banda de pop-rock com músicas dos anos 80 e ganham espaço no Vale do Jaguaribe. Banda Pólo Positivo, grupo formado pelo ProJovem Adolescente de Limoeiro do Norte.
Quando foi convocada uma turma para estudar música e compor uma banda, dentre os participantes do Pro-Jovem neste município, mais de 20 adolescentes se inscreveram, mas foi com os mais interessados que restaram nos ensaios de fim de semana que se constituiu a banda Pólo Positivo. Tocando o pop-rock dos anos 80, os meninos já fazem shows na cidade e pretendem seguir a carreira musical com o talento que acreditam ter descoberto na infância, mas incentivado no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em Limoeiro do Norte.
Das atividades culturais desenvolvidas pelo ProJovem Adolescente em Limoeiro, como teatro, futebol, informática e artes plásticas, foi a música que, literalmente, chamou mais a atenção de quem faz e não faz parte do projeto desenvolvido por jovens. Dos ensaios com o músico Adalberto Freitas para a composição da banda, agora até em outras atividades em praça pública os meninos da Pólo Positivo são convidados. Quando as músicas que tocam faziam sucesso, eles nem eram nascidos.
Como muito grupo que está começando, a banda é couver da geração 80, que inclui Engenheiros do Havaí, Tim Maia, Cazuza, Legião Urbana, que são também as paixões de ouvido de Roger (guitarra), Robson (vocal), Mozer (baixo), Felipe (bateria) e Elias e Jackson (ambos tecladistas).
O gosto musical até já era praticado na banda punk Drestroços, que ainda mantém e da qual participam alguns integrantes. Mas foi com a Pólo Positivo que puderam não só fazer música, como aprender como realmente se faz.
Aperfeiçoamento
Treinados pelo músico Adalberto de Freitas, os meninos da banda aperfeiçoam o trabalho nos instrumentos e já se tornaram referência para os próximos jovens inscritos para o ProJovem Adolescente em 2010. "A banda pertence ao projeto, mas os meninos que fazem parte, e que agora encerraram os dois ciclos, continuam participando, tocando quando são chamados, e também se tornando um espelho para os próximos jovens que vierem, pois eles são uma prova concreta das atividades produzidas aqui", afirma Jailson Mendes, coordenador do ProJovem em Limoeiro.
Para o Instrutor de música, Adalberto de Freitas, as aulas de música estão cheias de meninos interessados, comparecendo aos ensaios. No início foram muitos querendo participar da banda, "mas depois fomos selecionando os que tinham mais afinidade". Mas no curso de música existem outros jovens tocando diferentes instrumentos, da sanfona à flauta. De acordo com o instrutor, já existem 52 jovens inscritos para participarem do programa este ano.
Apresentação
A última apresentação da banda foi três semanas atrás, no Encontro de Atividades Socioculturais dos ProJovens do Vale do Jaguaribe, com 250 participantes de Russas, Morada Nova, Quixeré, Jaguaretama, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo e Limoeiro.
O ProJovem tem força de Lei, instituída em julho de 2005, e é dividido em quatro modalidades: ProJovem Urbano, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República; ProJovem Campo - Saberes da Terra, pelo Ministério da Educação; ProJovem Trabalhador, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Este último é o mais comum no Interior do Ceará, mantido em parceria com as secretarias de Assistência Social, dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas), segundo o secretário municipal Pedro Luciano.
Apesar de ser mantido pelo Governo Federal, também o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais, por meio das secretarias, têm a responsabilidade de gerir os recursos. Em Limoeiro, o ProJovem Adolescente está integrado a outras atividades realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania. Em 2010 serão 225 jovens inscritos para o novo ciclo, que se estende até 2011.
MAIS INFORMAÇÕES:
Pro Jovem
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro
(88) 3423.1340
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: