quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Limoeirense, Padre Manfredo Oliveira é referência da Filosofia no Brasil e no mundo

Um dos principais nomes da filosofia no País, padre Manfredo Oliveira se tornou referência internacional em estudos sobre ética.
Viagens, só uma vez por mês. Mas nem sempre dá para cumprir a recomendação médica: os convites para palestras e conferências nas mais diversas universidades, tanto no Brasil como no exterior, muitas vezes ultrapassam essa cota para o cearense Manfredo Oliveira, 68 anos, cuja trajetória e obra o tornaram um dos mais renomados filósofos brasileiros da atualidade.
Nascido em Limoeiro do Norte, Manfredo ultrapassou cedo as fronteiras do sertão cearense pelo acesso lá mesmo a diferentes idiomas, latim, grego, francês e inglês, “coisa que hoje não existe mais em lugar nenhum”, como ele mesmo enfatiza. Pelas mãos da religião, ele chegou à filosofia, onde, na Alemanha, viveu todas as mudanças culturais de 1968 enquanto buscava respostas sobre a razão humana.
E, pelo caminho da filosofia, retornou ao Ceará, mesmo ainda sem condições ideais de trabalho e tendo convites para lecionar nos mais importantes ambientes de estudo filosófico do País, por acreditar que tinha uma missão a cumprir em sua terra natal.
É na síntese entre a razão e a fé que o filósofo, que também é padre, acredita estar a melhor explicação para o sentido da vida. Nas lembranças de sua própria trajetória e nas falas de diversos filósofos consagrados, Manfredo trouxe à luz, nesta entrevista dada ao jornal O POVO na última quarta-feira, 13 de janeiro de 2010, algumas de suas opiniões sobre a relação entre filosofia e fé, sobre os rumos da Igreja e sobre a política.
Logo ao iniciar a entrevista, Manfredo desligou o celular, no que levou os repórteres a fazerem o mesmo. Clique aqui e leia a seguir os principais trechos da entrevista.
A razão como uma missão de vida: Ao aliar lógica e fé, padre Manfredo Oliveira defende que a crença em Deus parte da razão.
PERFIL
Manfredo Araújo de Oliveira, 68 anos, é padre e filósofo com mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Católica Gregoriana de Roma e doutorado pela Universidade München Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha.
Tem 22 livros publicados, entre eles Ética e Sociabilidade (Loyola, 1997) e Dialética Hoje - Lógica, Metafísica e Historicidade (Loyola, 2004), além de dezenas de artigos que integram outras publicações.
É professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), presidente da Fundação Marcos de Bruin e ministra missas aos domingos na igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe.
Ele se aposentou da UFC, mas continua a lecionar como professor voluntário e este semestre terá disciplinas. O curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará teve uma trajetória às avessas: iniciou com um mestrado e só depois a graduação. Agora luta pelo doutorado.
Além das aulas, Manfredo atua no Lagamar, na Fundação Marcos de Bruin. Fundada em 1992 pelas comunidades eclesiais de base, a fundação dá apoio a crianças, jovens e adultos, especialmente para a formação profissional.
Manfredo já foi regente de cantochão e gosta muito de cantar nas missas que reza todo domingo na igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe.
Fonte: Jornal O POVO (Kamila Fernandes e Tiago Coutinho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente reportagem, Alex!
Estou preparando um trabalho com as obras dele e qual foi minha surpresa ao descobri-lo Limoeirense.
Obrigada!
Abs!
Maria de Fátima Maia