domingo, 10 de janeiro de 2010

Buchada da Adélia dá início à folia do carnaval

Neste sábado (09/01) foi divulgado o homenageado em 2010: o brincante Gerardo Lucena, um dos fundadores do Cinecapri.
Fevereiro não, mas é no mês de janeiro que povoa o saudosismo dos carnavais de outros tempos. Neste mês tem o carnaval do passado, que se faz presente em Limoeiro do Norte com o Bloco Balançando Limoeiro e sua bandinha Buchada da Adélia. Só desfila pelas ruas daqui a duas semanas, no entanto, foi neste sábado (09/01) o lançamento da nova camisa e, principalmente, a divulgação do homenageado deste ano. Um mês atrás, o bloco mais famoso pelo nome da sua bandinha musical deu um presente a dona Adélia: a sua primeira casa de tijolo, quando completava 80 anos de vida.
Bonecos gigantes
O carnaval "de outros tempos" é deste mesmo. De antigo, só as músicas, não os brincantes de um a 80 anos, passeando pelas ruas históricas do município de Limoeiro do Norte. Bonecos gigantes, instrumentos de sopro e percussão por 15 músicos vão arrebatando as pessoas das calçadas das residências.
Quando "dá fé" tem mais de três mil pessoas passando por de trás da Catedral e retornando ao local de onde saiu minguado, a Praça da Assunção, ponto de encontro dos foliões da Buchada todos os anos, e onde, na tarde de ontem, foi lançada a camisa de 2010.
O Bloco Balançando Limoeiro e sua bandinha Buchada da Adélia arrasta as pessoas das calçadas das residências para dançarem e relembrarem os antigos carnavais.
Cinecapri
No desenho, o bloco está chegando ao Cinecapri, o antigo cinema de Limoeiro do Norte até os anos 80 - e depois daí não mais. Também foi divulgado o homenageado deste ano: o brincante Gerardo Lucena, um dos fundadores do antigo Cinecapri, da Rádio Vale do Jaguaribe, e folião que, nos anos 70, ia bater até na Paraíba para trazer banda para tocar no carnaval de Limoeiro.
Empresário, Gerardo Lucena é folião do bloco Balançando Limoeiro. "Todos os anos ele vem conferir a bandinha tocando na praça", confirma Gerônimo Osterne, diretor do bloco ao lado de Lúcio Holanda.
Ameaçado no ano passado de nem percorrer as ruas, por falta de dinheiro, este ano nem passa pelas cabeças de Lúcio e Gerônimo de não puxar o bloco. "Um apoio daqui e dali, e a venda de blusas, a gente vai tentando custear a saída do bloco", diz Gerônimo.
Dificuldade
Se dificuldades pra sair tem o bloco, dificuldade de viver tem a dona Maria Adélia, a cozinheira aposentada mais famosa da cidade, e que dá nome à bandinha. Nos anos 60-70, era cozinhando, fazendo buchada e panelada para os ressacados do carnaval que dona Adélia sustentava os filhos. E desde que o bloco surgiu, há nove anos, a senhora recebe, todo mês de janeiro, uma grande cesta básica, resultado de doações dos brincantes do bloco.
Casa nova
Mas nenhuma doação foi maior, e mais emocionante, do que a recebida no mês de dezembro pela cozinheira. Com ajuda de sócios e apoiadores, o bloco Balançando Limoeiro e sua bandinha Buchada da Adélia deram uma casa à mulher que raramente vê o bloco passar, ainda que fique na vontade, e na saudade de quem já brincou muitos carnavais. Foi a primeira casa de tijolo, em 80 anos de vida de dona Adélia. Quando viu o novo lar, no mesmo lugar em que ficava a sua casa de barro, derrubada pelas enchentes de 2009, a mulher chorou, sorriu, ficou sem voz, mas resumiu: "hoje é o dia mais feliz da minha vida".
Com medo de nova enchente neste ano - e as chuvas de pré-estação já começaram -, Adélia está morando de aluguel no Centro da Cidade, para retornar à Ilha de Santa Terezinha, onde está sua casa, quando o ‘inverno’ passar. A bandinha Buchada da Adélia puxará o bloco balançando Limoeiro nos dias 23 e 30 de janeiro, e em 6 e 12 de fevereiro, na sequência com os Bailes da Buchada, no primeiro e no último dia de carnaval.
Mais informações:
Bloco Balançando Limoeiro
Gerônimo Osterne
(88) 9964.9592
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: