quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FestVale: Festival discute produção teatral

As trupes estarão em um canto só, fazendo resistir o teatro amador no Ceará. De amanhã até a próxima quarta-feira, grupos de teatro das cidades do Vale do Jaguaribe estarão reunidos em Limoeiro do Norte, para o FestVale, com teatro, música, dança, além das discussões sobre o futuro de todas estas artes na região. A expectativa é para a reunião de 10 mil ao longo do evento.
Com uma proposta de não ficar no discurso, a meta é traçar rumos para o fazer teatral no Interior, que tem no Vale do Jaguaribe grupos que resistem há mais de uma década, levando o teatro como proposta de cultura, arte e educação. A proposta da realização surgiu a partir dos Mergulhos Teatrais, movimentos que se articulam desde 1998 congregando artistas, criadores e pesquisadores compromissados com o fazer teatral e os processos de criação e experimentação artística.
Grupos como o Oficarte Teatro e Cia. mostram a força do teatro como instrumento de arte e educação. (Foto: Melquíades Júnior)
O tema desta edição é "Cena Jaguaribana: o quê e como estamos fazendo?". Querem refletir criticamente sobre as atividades cênicas e o intercâmbio de conhecimento. O IV FestVale será realizado em dois momentos: no primeiro, a formação de atores, com oficinas de teatro em Alto Santo, Ererê, Tabuleiro do Norte, Potiretama, Pereiro, Jaguaribara, Jaguaretama, Itaiçaba e Jaguaruana. O segundo é a realização das mostras teatrais, que seguem até 3 de fevereiro no Centro Cultural Márcio Mendonça, em Limoeiro do Norte.
"Acreditamos que os resultados possam transformar a relação entre artistas e público na construção da cidadania e na formação sócio-cultural, mediando a sustentabilidade dos grupos e suas produções", afirma Frank Lourenço, da Oficarte Teatro e Cia., realizadora do festival com o Movimento Teatral do Vale do Jaguaribe e apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Limoeiro.
Mais informações:
Prefeitura de Limoeiro do Norte
Rua Cel. Antônio Joaquim, 2121
Centro - Vale do Jaguaribe
(88) 3423.1165
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem: Melquíades Júnior

Um comentário:

đI૯Gѳ disse...

Boa tarde gostaria que alguém mi justificasse por que limoeiro do norte e considerada uma cidade de médio porte?
Desde já agradeceu ate ciosamente. Everaldo
Responde no meu email por favo
Evel.pereira@hotmail.com