sábado, 6 de dezembro de 2008

Dom Edmilson completa 60 anos de sacerdócio

Dom Manuel Edmilson da Cruz completa 60 anos de ordenação. Para celebrar, foi realizada uma missa na Igreja de Santo Afonso.
De onde veio a vocação de dom Manuel Edmilson da Cruz para ser padre? "Não sei dizer. Desde sempre eu quis ser padre. É a razão de ser da minha vida." Talvez ele já tenha nascido para isso, e diz que se nascesse cinqüenta mil vezes, em todas essas vidas seria padre. Sexta-feira, 05 de dezembro, completou 60 anos da sua ordenação sacerdotal, que foi comemorada em uma missa na Igreja de Santo Afonso (Igreja Redonda), às 19 horas.
"Nunca fiz festa. Na missão de sacerdote, a gente é para os outros, e não para a gente. Não me sinto o centro. O centro é Jesus", revela o bispo emérito de Limoeiro do Norte.
Esse sentimento de dom Edmilson remonta ao dia de sua ordenação. "Eu desapareço na condição de homem pecador. É Cristo que deve aparecer em mim."
A educação no seminário, conforme ele, deixou-o isolado de maldades. Sua idéia, conta, era sair do seminário para a vida de padre com a missão de ensinar.
"Mas a gente ensina aprendendo, porque o povo é que sabe onde lhe aperta o sapato. Tive que amadurecer muito."
Em Sobral, onde iniciou sua vida sacerdotal, lecionou em escolas, no seminário e dava a bênção a cada um que lhe abordava na rua, comportamento recorrente nas pessoas naquela época. Entre suas muitas histórias, depreende-se o sentimento de justiça e a consciência de que a oração é a base para que outras ações sejam feitas, como a assistência que ele dava aos presos da cadeia pública de Sobral, onde celebrava missas aos domingos. Nas palavras dele, isso é "ser servidor de Cristo servindo ao povo."
Atuando ao lado de dom Aloísio Lorscheider, veio a missão de aproximar as pessoas da Igreja. "No interior, as pessoas podiam morar a dez léguas da paróquia, mas sabiam quem era o seu padre. Quando vinham para Fortaleza, elas se dispersavam e ficavam isoladas da fé." Foi para acolher as pessoas que, por sugestão de dom Aloísio, dom Edmilson passou a morar na Granja Portugal, onde permaneceu de 1979 a 1992.
Na atuação junto ao povo, reflete, é preciso ouvir, entender as pessoas. "O que mais enche a alma é quando constato a conversão das pessoas", diz, ao citar situações de pessoas que mudaram a forma de pensar e agir após se confessarem. "São coisas assim em que a atuação da graça é verdadeira. Isso conforta o padre."
ATIVIDADES EXERCIDAS
1966-1974 - Bispo auxiliar de São Luís (MA) e vigário episcopal da forania de Brejo (MA)
1974-1994 - Bispo auxiliar de Fortaleza
1992-1994 - Administrador apostólico "sede plena"
1994-1998 - Bispo de Limoeiro do Norte
Fonte: O POVO On-line
Queremos Deus 2008
Realizado no estádio Castelão em 24 de fevereiro de 2008, a Santa Missa foi presidida por Dom Edmilson Cruz (bispo emérito de Limoeiro do Norte). A missa foi celebrada em homenagem a D. Aloisio Lorscheider, o idealizador do Queremos Deus.
Dom Edmilson inicia com uma saudação a todos os presentes, às autoridades e aos que estavam servindo a Deus mais de perto, os fotógragos, o ministério de música e lembrando que a igreja se coloca a serviço de todos, lembrando-nos da passagem bíblica “escolhe pois, a vida”.
Dom Edmilson aplaudiu os fiéis que estavam sentados do lado do sol dizendo que são os que recebem o maior mérito por estarem ali.
*com informações de www.cnbb.org.br

Nenhum comentário: