terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quais os seus planos para o 13º salário?

O comércio limoeirense amarga uma queda nas vendas, comparando com dezembro do ano passado. As grandes lojas da cidade sentem dificuldade em cumprir as metas de vendas estabelecidas para este fim de ano, mesmo com mais dinheiro circulando devido o pagamento do 13º salário.
Os números desta enquete mostram que 53% dos participantes preferem usar o dinheiro extra do 13º salário para pagar suas dívidas e entrar o ano novo mais “folgado”.
Mais cautelosos 21% preferem depositar e apenas 17% usariam o dinheiro para fazer compras. 7% aproveitariam para viajar.
* A enquete, que se trata de um mero levantamento de opiniões, sem conteúdo científico, foi realizada entre os dias 13/12 e 22/12/2008 e registrou 28 votos.
13º Salário: pagar dívidas, poupar ou gastar?
Por Marcos Crivelaro
Os assalariados contratados sob o regime da CLT, os empregados domésticos, os beneficiários da Previdência Social e os pensionistas da União e Estados começam o mês de dezembro com um alívio no orçamento familiar. O pagamento do 13º salário deve injetar bilhões na economia do país até dezembro.
O dinheiro a mais que chega nesse período, aliado à febre de consumo do Natal, pode formar uma combinação perigosa. É preciso se policiar, pois dezembro é uma época de muitos gastos extras e não há nada pior que entrar no Ano Novo já endividado. Estar com as contas em dia é o primeiro passo de um bom planejamento financeiro. Esse desejo consumista de fim de ano está relacionado com o modo de pensar do trabalhador que, assim que consegue um emprego formal e ganha alguma renda fixa, passa também a gastar mais. O assalariado tem o hábito de atrelar o consumo ao ganho: se ganha mais, gasta mais. Não costuma atrelar a poupança ao ganho: se ganha mais, poupa mais.
Na maioria das famílias, por exemplo, é comum gastar um bom dinheiro na preparação das ceias de Natal e Ano Novo. Compram-se presentes para os amigos secretos, para as crianças. A solução é limitar o preço dos presentes dos pequenos e planejar, para os adultos, quem vai ganhar presente ou lembrança. Caso o valor do 13º salário não possibilite cobrir todos os gastos, parcele o que for possível no menor número de vezes. Evite as compras com cartão de crédito ou cheque especial, pois uma pequena dívida pagando altas taxas de juros pode transformar-se em uma dívida muito maior.
Mas o destino do 13º salário não se limita apenas aos gastos de Natal e Ano Novo. Nem bem o trabalhador digeriu a ceia de fim de ano, já é hora de se desdobrar para pagar as contas de janeiro e fevereiro. Sair para as merecidas férias na praia ou, para quem tem automóvel, é hora de acertar as contas com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e renovar o seguro do carro. Pais com filhos em escola particular nessa época do ano já estão pensando na matrícula e na famosa lista de material escolar. Tudo isso sem contar os gastos constantes como aluguel, conta de telefone e luz (e olha que o carnaval já está chegando!).
Se após essa maratona de gastos sobrou uma parte do 13º crie o hábito de investir. Os mais conservadores devem investir na poupança ou fundos de renda fixa. Os moderados podem aplicar em fundos de ações (Petrobras, Vale do Rio Doce e grandes bancos). Já os mais arrojados possuem uma ótima oportunidade de investimento que deve ocorrer em dezembro ou janeiro: a oferta inicial de ações da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).
Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: