quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal...

Clique na imagem para ampliar e baixar uma versão em resolução maior.
A esperança volta a brilhar, iluminada pela solidariedade de tanta gente que se preocupa em abrandar o sofrimento dos milhões de homens e mulheres aos quais a vida negou trabalho, saúde do corpo e da mente, casa, comida, amor, respeito.
Há os que montam e distribuem cestas básicas a famílias necessitadas e os que fazem campanhas de brinquedos para as crianças carentes. Há os que levam um prato de comida quente e saborosa, um pedaço de pão, um café com leite para os moradores de rua, e os que organizam festas nos hospitais, nas creches, nos asilos de velhos. Enfim, há os que dedicam seu tempo livre ensinando, orientando, ajudando como voluntários em instituições públicas e privadas.
Toda esta solidariedade se faz mais evidente nestes dias que antecedem o Natal. Mas ela vem de longe e acontece o ano todo. Pode-se dizer mesmo que o próprio Natal readquire seu profundo significado por causa desta solidariedade que o povo de uns tempos para cá vem exercitando.
Porque ela é fruto da descoberta de que todos têm o mesmo direito à vida, ao respeito, à dignidade. Porque esta solidariedade reaproxima as pessoas pra lá das diferenças de raça, idade, sexo, cultura ou condição econômica. Porque esta solidariedade abre o caminho para a fraternidade.
Esta solidariedade, enfim, nos lembra que um Deus com amor de Pai nos criou, com um amor solidário se fez próximo de nós através de seu Filho que em todo Natal renasce para nos ensinar a ser solidários.

Nenhum comentário: