quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Limoeiro do Norte não conquista Selo UNICEF 2008

Anunciados os municípios vencedores da edição 2008 do Selo UNICEF Município Aprovado, e Limoeiro do Norte fica de fora da premiação. Na região, Alto Santo, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte conquistaram o selo.
O anúncio ocorreu nesta terça-feira (02/12), às 19h, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, feito pela representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier. O evento conta com a participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e dos governadores e prefeitos dos Estados que compõem a região do Semi-árido brasileiro e autoridades do Governo Federal.
Desde sua criação em 1999, em cinco edições do prêmio, Limoeiro do Norte não conseguiu comtemplado em nenhuma delas. O Selo UNICEF é entregue a cada dois anos, mas a mobilização em torno de seus objetivos é constante.
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional aos municípios do Semi-árido que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida e na promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Sempre com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a iniciativa integra ações de mobilização social, desenvolvimento de capacidades e monitoramento das políticas públicas desenvolvidas na região.
Dos quase 1.500 municípios de 11 estados do Semi-árido brasileiro, 1.130 se inscreveram nesta edição do Selo UNICEF. Todos os municípios que cumpriram as etapas do Selo UNICEF, mesmo os que não conquistaram o Selo, registraram progressos expressivos na situação da infância e da adolescência, como a diminuição de crianças desnutridas, redução da distorção idade-série e o aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal.
Os municípios cearenses que conquistaram o selo foram:
Acaraú, Alto Santo, Apuiarés, Aquiraz, Ararendá, Arneiroz, Baixio, Barbalha, Bela Cruz, Brejo Santo, Campos Sales, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Crateús, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Forquilha, Fortim, General Sampaio, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itapagé, Itarema, Itatira, Jucás, Lavras da Mangabeira, Marco, Massapê, Missão Velha, Mombaça, Mulungu, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Quixeré, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Umirim, Uruoca e Viçosa do Ceará.
Criação
Criado em 1999 pelo escritório do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, o Selo UNICEF - Município Aprovado teve como objetivo o estímulo à organização e ao trabalho comunitário nos 184 municípios cearenses, para que as gestões se tornassem mais inovadoras e participativas nas áreas de Direitos, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes. O nome "Selo" está ligado ao processo de certificação para os municípios que se destacam nos cuidados para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Avaliações
A aprovação dos municípios é feita com base em avaliações técnicas. Nelas, o município é avaliado dentro do seu grupo. Em Impacto Social é examinado o comportamento de indicadores de educação e saúde em determinado período; Em Gestão de Políticas Públicas são checados a educação municipal, serviços de saúde da criança e do adolescente e construção da cidadania. Na Participação Social, são quatro os vetores analisados: Participação Política de Adolescentes, Educação Ambiental, Cultura Popular e Comunicação.
Fonte: www.selounicef.org.br

Nenhum comentário: