quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Famílias recebem ações sociais e festa natalina

Comunidade carente de Limoeiro do Norte recebe como presente de Natal prestação de serviços.
Projeto social "Sou do Bem, Sou da Paz", na comunidade de Ilha de Santa Tereza, ofereceu serviços aos moradores, como corte de cabelo, gratuitamente.
Uma verdadeira “ilha social” foi lançada na comunidade de Ilha de Santa Terezinha, neste município, com o projeto natalino “Sou do bem, sou da paz”, realizado durante todo o dia de ontem, com ações sociais e distribuição de brinquedos pelo Papai Noel.
A primeira grande mobilização social envolveu centenas de famílias, igreja, associações e empresas privadas, tentando mudar a imagem estereotipada de pobreza e violência associada a essa comunidade de Limoeiro do Norte.
A estudante Aline Cristina, de 16 anos, foi até a Escola Wilson Estácio, para fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ela aproveitou a oportunidade de poder fazer tudo gratuitamente, com os agentes dos Correios. Foram realizados 100 novos cadastros.
Em outra sala dali, o jovem Mardônio Almeida, 22 anos, conversa com funcionárias do Banco do Nordeste, para inscrever-se no programa de crédito Crediamigo, há 10 anos financiando pequenos negócios em todo o Brasil. Mardônio quer montar, junto com as irmãs, uma lojinha de roupas. No entanto, acrescenta que também existe outra idéia. “A gente quer vender ambulante também, que dá para apurar mais”, conta ele.
Beleza
Ainda no mesmo espaço, cabeleireiras e manicures embelezam as crianças e donas-de-casa da comunidade. Houve corte de cabelos, trabalhos de manicure, pedicure, com apoio da Associação dos Cabeleireiros de Limoeiro do Norte. O atendimento a mais de 100 pessoas foi realizado entre tarde e noite.
O Projeto Ilha de Santa Terezinha - Sou do Bem, Sou da Paz ainda contou com emissão de carteiras de trabalho, cadastro para encaminhamento ao primeiro emprego, distribuição de kit de educação em saúde pela Unimed.
A programação foi encerrada à noite com a chegada do Papai Noel, trazendo brinquedos para as crianças da comunidade, resultados de doações de empresas e parceiros da articulação de moradores como Nilce de Sousa, Ítalo Diógenes e Socorro Mendes, da Pastoral local, que quer incentivar de “Ilha” para “Ilha de Santa Terezinha”, a forma como é chamada a localidade, centralizada na capela de Santa Terezinha.
Bom de viver
“Um dos nossos objetivos é, realizando esse trabalho social e educativo, tirar a imagem que as pessoas têm da nossa comunidade. Aqui é um lugar bom de se viver”, afirma Nilce de Sousa. Situada na periferia de Limoeiro e à margem do Rio Jaguaribe, a Ilha de Santa Terezinha é geralmente reconhecida como ponto de violência, pobreza e também tráfico de drogas.
O projeto natalino “Sou do Bem, Sou da Paz” teve apoio do Instituto Centec, Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, Igreja Católica e articulação de moradores.
BENEFICIADOS
300 famílias, aproximadamente, foram atendidas pelo projeto natalino "Sou do Bem, Sou da Paz", realizado, durante todo o dia de ontem, na Ilha de Santa Terezinha, localizada em Limoeiro do Norte.
Mais informações:
Secretaria da Ação Social do município de Limoeiro do Norte
Localizado na região do Vale do Jaguaribe
(88) 3423.1380
Fonte: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Um comentário:

Anônimo disse...

bem eu sou nayara mara, filha de nilce sousa, desde que nasci moro na ilha,e informo que a ilha é um lugar muito bom de se viver, não trocaria o lugar onde eu moro por outro lugar em limoeiro do norte, quem quiser pode vim visitar a ilha, porque nós somos do bem e da paz!!! valew