terça-feira, 27 de abril de 2010

Entrada da PF será pedida na investigação

Investigação sobre o assassinato do líder comunitário José Maria Filho pode passar à Polícia Federal.
Ainda esta semana, a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Nordeste (Renap) deve entrar com um pedido junto ao Ministério Público do Estado para que a investigação do assassinato do líder comunitário José Maria Filho seja federalizado. A decisão foi tomada durante reunião realizada, na manhã de ontem, na sede da Cáritas Diocesana, na Capital cearense. O agricultor foi brutalmente assassinado na última quarta-feira (21/04), em Limoeiro do Norte.
José Maria Filho era conhecido pela luta contra o uso irregular de agrotóxicos e a concentração fundiária na Chapada do Apodi. O agricultor foi executado com 19 tiros no tórax e, também, na cabeça. Seu corpo foi encontrado por populares jogado no asfalto, ao lado da moto que pilotava.
"Como este é um caso que envolve direitos humanos e teve grande repercussão nacional, a legislação prevê que a investigação possa ficar a cargo da Polícia Federal", argumenta o advogado da Recap, Davi Rocha, acrescentando que o pedido não exclui uma participação conjunta das Polícias Federal e Civil, que atualmente é responsável pelo caso.
Clima de medo
Apesar da expectativa em conseguir a federalização do caso, o advogado da Recap reconhece que este é um processo difícil. "No caso da freira Dorothy Stang, que foi assassinada no Pará, não se conseguiu a federalização mesmo com toda a repercussão que causou. Mas vamos lutar para que este caso no Ceará seja diferente", reforça Davi Rocha.
A reunião foi realizada a portas fechadas, as fotos foram tiradas antes do início. Foi argumentado que muitas pessoas estavam com medo de falar com a presença da imprensa, por conta do clima de medo na região desde que ocorreu o assassinato. Durante a reunião, que contou com a participação de diversas entidades e movimentos sociais, também se discutiu o fato de os moradores do Sítio Tomé e Cabeça Preta, localidades mais atingidas pelo problema dos agrotóxicos denunciados por José Maria Filho, estarem assustados com a possibilidade de represálias depois da morte do líder comunitário.
Por conta do medo que pessoas de Limoeiro têm em falar sobre a morte de José Maria, fotos sobre a reunião foram tiradas antes de iniciarem os trabalhos. (Foto: Thiago Gaspar)
O assessor de comunicação da Cáritas Diocesana, Eduardo Campelo, comentou que, durante a reunião, um morador ligou dizendo que havia sido convocado para depor no caso, mas que estava com medo e pediu orientação jurídica dos advogados do Renap. Outras pessoas também devem receber este suporte.
Missa
Segundo o padre da Diocese de Limoeiro do Norte, Júnior Aquino, será celebrada uma missa pelo falecimento de José Maria, hoje, em frente à sede do Incra, que fica na Avenida José Bastos, em Fortaleza. A celebração ocorrerá por volta das 17 horas. A celebração será feita no acampamento montado pelo Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na avenida.
De acordo com o padre, foram convocados representantes de todas as pastorais e os movimentos sociais, além de grupos independentes e quem quiser participar da celebração. "Queremos despertar os olhares de toda a população para crimes contra lideranças comunitárias", afirma o padre.
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem: Karoline Viana

Nenhum comentário: