sexta-feira, 30 de abril de 2010

Empresários de Limoeiro do Norte conhecem ação do CNJ no projeto 'Começar de Novo'

O Projeto Começar de Novo mantém três núcleos de ação para apoio aos presos e egressos dos presídios.
Implantado no Estado primeiro por este município, o projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi apresentado ontem a empresários e à sociedade civil. Membros do Conselho Nacional de Justiça que coordenam o projeto no Ceará puderam expor a funcionalidade e os objetivos do programa, que prevê a ressocialização de presos e egressos do sistema penitenciário por meio da inclusão no mercado de trabalho. A meta é fazer valer o lema de que "errar é humano, e ajudar quem errou é mais humano ainda", difundido pelo CNJ.
No campus de Limoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), egressos participam de curso de eletricista predial. O mesmo curso é aplicado na cadeia para detentos como Francisco Reginaldo, que quer aproveitar os conhecimentos para conseguir um emprego quando sair da cadeia. De acordo com a juíza, Luciana Teixeira, o projeto não abranda a punição aos criminosos, que continuam tratados no mesmo rigor da lei. Mas dá uma chance para que, ao final do período de encarceramento, haja menos chances de reincidência.
Na apresentação do projeto aos empresários, foi feito o ato simbólico no qual a juíza Luciana Teixeira cadastrou no CNJ as duas primeiras empresas que aderiram à ação. (Foto: Melquíades Júnior)
Atualmente, de cada dez pessoas que saem da prisão, sete voltam a cometer crimes. Por iniciativa própria, Luciana Teixeira visita as famílias dos presos e egressos, para conhecer a realidade e explicar para os familiares de que forma pode haver cooperação. Membro do grupo de monitoramento do "Começar de Novo" no Estado, a juíza conseguiu a participação de entidades como o IFCE e a Prefeitura Municipal de Limoeiro. Mas a reunião de ontem ensejou uma adesão ainda maior. Duas grandes empresas, a Pinheiro Supermercado e a PWE Engenharia assinaram o termo de adesão ao projeto, e viabilizarão a contratação de egressos do sistema carcerário em seus quadros.
Para Graça Quental, coordenadora estadual do Começar de Novo, o sucesso do programa em outros municípios vai depender do empenho dos juízes e dos gestores municipais. O prefeito João Dilmar da Silva disponibilizou as secretarias municipais para colaborarem com o projeto. "Para todo empreendedor que vem se instalar aqui estaremos informando sobre o Começar de Novo, de que forma pode haver uma adesão, como as duas grandes empresas que agora são parceiras".
Uma cópia da reportagem "Reintegração de ex-detentos chega ao Ceará", publicada no dia 11 de abril deste ano no Caderno Regional, sobre o projeto, foi distribuída aos participantes pelo CNJ. A matéria trazia, dentre outros relatos, entrevistas com presos e egressos que participam do projeto. Com a adesão de mais empresas e órgãos públicos, a ação poderá atender a mais pessoas.
MAIS INFORMAÇÕES:
Projeto Começar de Novo Limoeiro do Norte-CE
(88) 9616.8916 (Celiane Magalhães, psicóloga do Núcleo de Atuação)
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: