quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mobilização contra seca verde

Depois da frustração com a preparação da terra, aquisição de sementes e plantio, o medo de uma estiagem fez os representantes dos trabalhadores rurais de Limoeiro do Norte reunirem-se na manhã de ontem para traçar alternativas aos prejuízos de uma cada vez mais possível seca verde. Pedem agilidade das três esferas de governo para a liberação de seguros e o início de projetos sociais de construção de obras. Os agricultores já se preocupam em que outra atividade exercer para garantir a renda doméstica.
A Ematerce, o Instituto Agropólos e a Secretaria Municipal da Agricultura reuniram-se com a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte para discutir o que fazer se houver consolidação de estiagem. Apesar do anúncio do Governo do Estado de traçar estratégias para atender os trabalhadores rurais, os sindicalistas pretendem enviar documento para a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, pedindo agilidade.
A reunião de ontem, provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro, acontece após carta aberta da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraerce), apontando a preocupação com seca a atingir a agricultura. Segundo o presidente do Sindicato, João Rabelo, muitos agricultores têm reclamado os primeiros prejuízos. "É gente que plantou e já perdeu, outros que nem puderam plantar. A situação pode se complicar, por isso precisamos reunir os órgãos que sempre decide as ações com a gente".
Cultivo de milho feito na zona rural de Limoeiro do Norte. Agricultores fizeram replantio na tentativa de salvar a lavoura. Chuvas precisam continuar para trabalho ser mantido.
Os agricultores seguem preocupados desde os últimos prognósticos da Funceme e do relatório da Ematerce sobre a situação da safra agrícola de sequeiro, divulgado em fevereiro deste ano, quando o Estado só conseguiu plantar 16% da área prevista para o período. O mesmo relatório apontava que a média pluviométrica registrada em fevereiro último foi de 119,1 mm, 45% abaixo da média histórica para o mesmo período (218mm).
O secretário municipal da Agricultura, Antônio Deusimar, não acredita ainda que haja estiagem ou seca verde. "Apesar do atual quadro de chuvas, ainda pode melhorar, de abril para maio. Espero que ainda haja tempo de plantio e colheita". O otimismo segue com precaução também para o agricultor Josanias de Sousa. "Fico aguardando o inverno melhorar, mas também quando aparece um trabalho eu vou fazendo".
ENQUETE
Plano alternativo
“Precisamos nos mobilizar para pressionar a execução de um plano B, caso a seca se confirme no Estado”.
João Rabelo - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
“Eu acredito que de abril para maio possa vir boas chuvas, e haver esperança, por isso continuamos a postos”.
Antônio Deusimar - Secretário de Agricultura de Limoeiro do Norte
Mais informações:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte
Vale do Jaguaribe
(88) 3423.1680
Informações: Diário do Nordeste / Reportagem e Foto: Melquíades Júnior

Nenhum comentário: