quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lançado o programa ‘Meu Limão, Meu Limoeiro’

Projeto visa resgatar a planta que originou o nome da cidade.
A Autarquia Municipal do Meio-Ambiente, sob a coordenação de Luis Mendes de Andrade, realizou na última quarta-feira (14/04) o lançamento do programa ‘Meu Limão, Meu Limoeiro’.
Conforme relato do coordenador da autarquia municipal, cada uma das diretoras das escolas municipais estava recebendo uma muda para ser plantada nas dependências das mesmas, e que um trabalho será desenvolvido junto às residências nas avenidas que tem canteiro central, onde as pessoas não só plantem o limoeiro, mas que regre também.
Luiz Mendes, em companhia do prefeito João Dilmar, vice-prefeito Nonato Pinheiro e a coordenadora do SOS Rio Jaguaribe, Iolanda Freitas de Castro, plantaram o pé de limão em frente ao paço municipal.
Em seu discurso, Luiz Mendes agradeceu a todos os presentes e afirmou ser “com força, coragem e amor que a administração estava lançando o projeto que resgata a planta frutífera que originou o nome da cidade de Limoeiro do Norte”.
O prefeito João Dilmar ventilou em seu discurso a possibilidade de encaminhar a Câmara Municipal um projeto propondo a redução na taxa do IPTU para os limoeirenses que plantarem e regrarem suas frutíferas.
Nonato Pinheiro, vice-prefeito de limoeiro, disse que não era interessante que em terras férteis como as de Limoeiro, se deixem de plantar arvores frutíferas para plantar árvores meramente ornamentais. E que o limoeiro seria uma espécie que se referia a nossa cidade.
A coordenadora do comitê SOS Rio Jaguaribe, professora Iolanda Castro, sugeriu em nome do comitê, um projeto chamado “Caminho Verde”, tendo como objetivo ampliar os espaços verdes no município com espécies vegetais nativas da Região Jaguaribana.
Caminho Verde
Programa de Arborização de Limoeiro do Norte.
Objetivo
Ampliar os espaços verdes do município com espécies predominantemente nativas.
- Contribuir para o aumento de áreas sombreadas, recuperando a flora natural e conseqüentemente a fauna;
- Reflorestar as margens dos cursos d’água, recuperando a mata ciliar com espécies próprias da floresta galeria, protegendo os mananciais do processo de erosão;
- Incentivar a população a plantar árvores (no quintal, na frente, de lado da sua casa, no sítio, na propriedade, etc.), amenizando o calor e protegendo o solo;
- Fortalecer o nome do nosso município, e os nomes de algumas comunidades rurais, cujas denominações se identificam com espécies vegetais da nossa flora, sugerindo uma arborização, de acordo como a que está especificado no programa “Caminho Verde”:
1. Via de entrada de Limoeiro do Norte, da BR 116 até a entrada da cidade - pés de Limão;
2. Via de acesso a Tabuleiro do Norte – Pau Branco, Pau Pereiro, e outras;
3. Via de acesso às pedrinhas - Árvores frutíferas: Mangueiras, Azeitonas, Laranjeiras. (continuação da Francisco Remígio, que já tem uma arborização de mangueiras).
4. Via de acesso à Quixeré – Carnaubeiras (várzea).
5. Via de acesso à Flores - Ipês (roxo, amarelo, róseo), Flamboyant, Pau Brasil, e outras.
6. Via de acesso de Limoeiro do Norte ao Espinho – Cactáceas como: Palmatória, Coroa de Frade, Mandacaru, Xique-xique, Facheiro, e outras;
7. Via de acesso do Espinho a Jatobá – pés de Jatobá.
Metodologia
Programar tem um calendário para cada uma dessas ações.
- Investir no Centro de Articulação Ambiental (CAEA), na produção das mudas, com recursos humanos e financeiros;
- Divulgar amplamente o projeto buscando parcerias com voluntários, principalmente os moradores das citadas vias de acesso, para adotarem as mudas, cuidando delas (aguando as e vigiando-as);
- Visitar as empresas de produção agrícolas e comerciais, em busca de parcerias para custeio de despesas com o projeto;
- Visitar as serrarias e empresas do gênero em busca de parcerias para produção de tutores e grades de proteção para as mudas;
- Envolver alunos, professores, diretores e funcionários das escolas municipais próximas das áreas dos projetos, a Fafidam e o IFCE através dos cursos afins, para divulgação do projeto e o plantio das mudas;
- Criar agentes ambientais, tais como agentes de saúde para cuidar continuamente das plantas, orientando o crescimento.
Instituiçoes Envolvidas
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Autarquia Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação Básica, CONDEMA, IFCE, FAFIDAM, SOS Jaguaribe, CAEA, Tiro de Guerra, Sociedade Civil, voluntários (principalmente agricultores, empresários, comerciantes), os meios de comunicação do município (rádios, jornais, etc.), e outros.
Informações e Fotos: TVJAGUAR Online

Nenhum comentário: